Homossexuais Repudiam Declarações do Cónego Melo
2002-04-19 18:21:13

Várias associações de homossexuais exigiram à Igreja Católica portuguesa que faça um esclarecimento público sobre o que pensa serem os cidadãos homossexuais. A exigência surge na sequência de declarações feitas pelo cónego Melo, vigário geral da arquidiocese de Braga, quando participava num colóquio sobre "os direitos dos homossexuais", realizado na Universidade do Minho.

Num comunicado de imprensa, as associações Opusgay e Clube Safo e os grupos Oeste Gay e GTH-PSR condenaram as afirmações feitas pelo cónego Melo, considerando inadmissível a associação, por ele feita, entre homossexualidade e pedofilia e entre homossexualidade e assassínio sexual.

"A Igreja Católica deve ter toda a liberdade de se pronunciar em defesa da sua doutrina, que é uma doutrina de castidade, no que diz respeito à homossexualidade. Não tem é o direito de atacar cidadãos inocentes fazendo generalizações descabidas como as referidas", criticam as associações.

Também a Associação Ilga-Portugal emitiu uma nota lamentando e criticando as afirmações feitas pelo prelado bracarense, considerando que, na sua generalidade, "são reveladoras de uma ignorância e falta de inteligência notáveis e profundas, tal como são propositadamente falsas e tendenciosas".

A Conferência Episcopal, confrontada pela agência Lusa com a posição assumida pela associações de homossexuais, disse desconhecer o assunto.

Fonte Público