paroquias.org
 

Notícias






Papa Pede a Ratzinger para Não Abdicar
2002-04-17 12:16:25

O cardeal alemão Joseph Ratzinger, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé (CDF), do Vaticano, poderá permanecer em funções para além dos 75 anos a pedido do Papa João Paulo II, se se confirmar a notícia do diário alemão "Suddeutsche Zeitung".

De acordo com a regra que o Código de Direito Canónico estabelece para todos os bispos, incluindo os que trabalham na Cúria Romana, estes devem renunciar aos seus cargos quando atingem os 75 anos. É esse aniversário que Ratzinger hoje assinala e o cardeal, cumprindo a norma, apresentou ao Papa a sua demissão, mas João Paulo II terá recusado, de acordo com o que o jornal informa, citando fontes não identificadas no Vaticano.

Joseph Ratzinger, intérprete de uma restritiva ortodoxia católica, nasceu a 16 de Abril de 1927 em Marktl-am-Inn, na Baviera, tendo sido ordenado padre em 1951. Depois de ensinar Teologia em várias universidades, foi perito no Concílio Vaticano II (1962-65), arcebispo de Munique desde 1977, antes de ser nomeado cardeal e prefeito da CDF pela mão de João Paulo II.

Considerado como um conservador, depois de no Vaticano II ter o rótulo de "progressista", Ratzinger tem-se oposto às teses mais liberais em diversas matérias, a correntes como a "Teologia da Libertação" ou a compatriotas seus como Hans Küng e Eugen Drewermann.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia