Bispos debatem a prática dominical
2002-04-14 12:32:06

O recenseamento da prática dominical, cujos resultados nacionais disponíveis registam, entre 1991 e 2001, uma diminuição de católicos nas missas ao domingo na ordem dos 15 por cento, vai ser o tema de debate das próximas jornadas do episcopado que se realizam entre 17 e 20 de Junho. A decisão foi aprovada, em Fátima, durante a Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

Era esperado que os prelados escolhessem para reflexão o recenseamento da prática dominical, realizado nos dias 10 e 11 de Março de 2001. Na verdade, comparada com o recenseamento realizado em 1991, a realidade demonstra uma alteração no panorama católico nacional, estando as dioceses a Sul a crescer no número de presenças nas missas ao domingo, enquanto que, nas regiões a Norte, tradicionalmente mais praticantes, verifica-se uma evolução em sentido contrário.

Os prelados esperam ter, à data das jornadas, todos os dados já disponíveis, nomeadamente os resultados oficiais do Instituto Nacional de Estatística relativos ao Census 2001. Só comparando-se as oscilações do número de residentes nas várias regiões será possível ter-se uma noção exacta da percentagem do decréscimo que sofreu a prática dominical.

Neste momento, a estimativa é a de que a diminuição ronde os 15 por cento a nivel nacional. No entanto, a média poderá ser alterada se se confirmar a quebra próxima dos 24 por cento que se anuncia para a diocese do Funchal, conforme apurou o DN junto de uma fonte diocesana.

A Ilha da Madeira passará, assim, a protagonizar o maior descalabro, em apenas um decénio, da fuga de crentes às missas de domingo. A tal situação não será alheio o facto de o bispo local, D. Teodoro de Faria, ter dado, num primeira fase, alguma cobertura a um padre acusado de vários crimes, para, passados dez anos, reconhecer que os actos do sacerdote constituíram, na realidade, pecados graves.

As jornadas do episcopado serão o momento privilegiado para que igreja pense em estratégias pastorais que contrariem a actual tendência da prática dominical. Relacionado com isto está, naturalmente, a pastoral vocacional. Os dados indicam que, anualmente, o número de óbitos, entre o clero, é superior ao dobro dos que se ordenam. Para já, a CEP tomou uma atitude: criou um Serviço Nacional de Vocações, para definição de estratégias conjuntas.

Fonte DN