EVOCAR A MEMÓRIA DO PADRE ABEL VARZIM
2002-04-21 11:54:38

No dia 29 de Abril assinala-se o centenário do nascimento do padre Abel Varzim, personalidade que está intimamente ligada à fundação da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) em Portugal.

Foi ele o primeiro assistente Nacional da instituição, em 1936, após a integração daquele Movimento na então recém criada Acção Católica Portuguesa, como suporte dos trabalhadores cristãos, adultos, organizados. O Padre Abel Varzim da Cunha e Silva nasceu na freguesia Cristelo, concelho de Barcelos na Arquidiocese de Braga, sendo ordenado em 29 de Junho de 1925. Após cinco anos de experiência pastoral no Alentejo, parte para a Bélgica em 1930 a fim de frequentar a Universidade Católica de Lovaina. Regressado a Portugal, fixou-se em Lisboa como colaborador da Rádio Renascença. Seguidamente, e após a fundação da LOC em 1936, é nomeado seu primeiro Assistente Nacional, num mandato que duraria até 1948. Na mesma altura, e conjuntamente com o Padre Dr. Manuel Rocha, Assistente Nacional da JOC, foram incumbidos da elaboração das Bases Orgânicas do novo Estatuto da Acção Católica Portuguesa. Associada à sua missão de Assistente à que salientar o contributo dado ao Jornal "O Trabalhador", fundado em 1934 como quinzenário destinado fundamentalmente à classe Trabalhadora. Esta publicação, após uma espinhosa caminhada, a que não estava estranha os crescentes cortes de censura oficial, foi forçada a suspender a sua publicação em 1946.

Deputado

Foi deputado à Assembleia Nacional na Legislatura de 1938/42, onde a sua voz se afirmou, em várias ocasiões, sempre numa intransigente defesa dos direitos inalienáveis dos trabalhadores e de tudo aquilo que era deveras atentório da dignidade da pessoa humana. Tal comportamento foi-lhe criando uma certa animosidade da parte do Governo, impeditiva da sua recondução na legislatura seguinte, pois tais intervenções seriam consideradas como rebelião e como tal impróprias de um sacerdote. Ao nível das posições assumidas publicamente, destaca-se a carta por ele dirigida a Salazar em 15 de Maio de 1942, por ocasião do aniversário da Encíclica "Rerum Novarum", reclamando o estabelecimento do salário familiar, face à difícil situação económica das famílias dos trabalhadores. Foi ainda professor do Instituto do Serviço Social em Lisboa, onde desenvolveu um importante trabalho no período de 1938 a 1943. Desligado dos cargos que anteriormente desempenhara em 1951, foi nomeado Pároco da Freguesia da Encarnação em Lisboa onde permaneceu até ao ano de 1957. Durante aquele período, o Padre Abel Varzim meteu mãos à obra, privilegiando os mais necessitados, delineando um programa de intervenção que previsse a criação de meios de combate aos problemas gritantes de ordem social. Ali fundou o Centro Paroquial de Assistência com as várias valências bem como a liga Nacional contra a prostituição, como uma Casa abrigo para raparigas situada na quinta do Bosque na Amadora. Em Outubro de 1957, considerando o seu estado de saúde o Padre Abel Varzim pediu a sua demissão de pároco da Encarnação, regressando a Cristelo sua terra natal. Assim caminhou até à data do seu falecimento ocorrido a 20 de Agosto de 1964. Decorridos trinta anos após a sua morte, em Novembro de 1994, num Seminário realizado em Fátima evocativo da sua memória, o então Presidente da República Dr. Mário Soares condecorou - o a título póstumo, com a Ordem da Liberdade.

Fonte CM