paroquias.org
 

Notícias






Pe. Giacomo Bini lança apelo pela situação da Basílica da Natividade
2002-04-14 11:08:12

Comunicado do Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores Pe. Giacomo Bini lança apelo pela situação da Basílica da Natividade


Em nome de todos os Frades Menores, de maneira particular os presentes na Terra Santa, desejo esclarecer alguns pontos que podem ter sido mal entendidos e apresentar algumas solicitações.
1. Necessidade de uma imediata intervenção humanitária
2. Em Belém os frades não são reféns
3. Uma solução possível
1. A situação criada no complexo de edifícios da Natividade em Belém - do qual uma parte concerne à Custódia da Terra Santa - e que já dura há duas semanas, solicita urgentemente uma INTERVENÇÃO HUMANITÁRIA. Desde a noite de ontem, as reservas de água e comida terminaram; não foi permitida a remoção do cadáver do jovem palestiniano morto; não é possível prestar atendimento adequado ao outro palestiniano gravemente ferido; o fornecimento de energia eléctrica, que ocorre nos edifícios adjacentes, foi interrompido há mais de um dia apenas no convento dos Franciscanos; foi recusada a permissão de entrada na “Casa Nova”, estrutura de acolhimento para os peregrinos e parte integrante de nosso convento: teme-se que dentro já estejam escondidos os grupos especiais do Exército Israelita.
2. Desejo reafirmar com firmeza que os Frades e as Freiras da Comunidade religiosa de Belém NÃO PODEM SER CONSIDERADOS REFÉNS. Escolheram livremente permanecer naquele lugar, cuja Custódia foi a eles confiada pela Santa Sé e é a sua casa. Os mais de 200 palestinianos entrincheirados dentro da Basílica, esconderam-se ali à força, para fugir das buscas do exército israelita, assim como aconteceu com os cinco jornalistas italianos no primeiro dia do cerco. Desde então, não cometeram actos de violência ou prevaricação no que diz respeito à Comunidade religiosa.
3. Reafirmando a mais absoluta condenação de qualquer acto de violência - de qualquer parte que este venha - confirmamos a nossa solidariedade para com todos aqueles que sofrem em consequência do grave conflito que está a acontecer. Para impedir uma catástrofe humanitária, um inútil derramamento de sangue que inevitavelmente levaria ao agravamento do ódio entre as partes, PEDIMOS URGENTEMENTE que seja permitida a saída dos palestinianos dos edifícios da Natividade, garantindo as suas vidas e assim permitindo, à nossa Comunidade, retomar a sua obra de pacificação. Uma solução parecida abriria possibilidades inéditas de diálogo, único instrumento para convivência civil entre israelitas e palestinianos, e garantiria uma saída honrosa a todas as partes.
O mundo inteiro olha com atenção para o que está a acontecer no Lugar onde nasceu Jesus Cristo, Príncipe da Paz.
Milhões de homens e mulheres estão na expectativa de que se renove o milagre de uma nova vida que desafia pensamentos e acções mortais.
Continuamos a receber atestados comoventes de solidariedade para com os nossos irmãos, que com admirável equilíbrio enfrentam as dificuldades ligadas à dramática situação na qual vivem.
A todos - jornalistas, operadores da comunicação, políticos, homens e mulheres de boa vontade - pedimos que trabalhem segundo as próprias possibilidades para favorecer uma justa conclusão desta situação.
Seria um sinal de esperança e uma promessa de estabilidade para o futuro desta Terra Santa e ensanguentada.

Pe. Giacomo Bini


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia