paroquias.org
 

Notícias






Carta Pastoral critica Comunicação Social
2002-04-14 21:36:18

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), na sua Assembleia Plenária, em Fátima, está a preparar uma Carta Pastoral sobre comunicações, subordinada ao tema "Na Era da Comunicação Social".

Trata-se de um documento, integrando 45 pontos, que surge na sequência daPastoral "A Igreja e a Sociedade Democrática", publicada no ano 2000, e da Nota Pastoral "Crise de Sociedade, Crise de Civilização", publicada em 2001. Para além de analisar o fenómeno da Comunicação Social e reconhecer o seu papel, a Carta Pastoral evidencia
também alguns aspectos negativos. E estes passam, essencialmente, segundo D. Tomaz da Silva Nunes, pelo facto de a Comunicação Social, muitas vezes, "anestesiar a consciência de valores fundamentais à sociedade". Segundo o prelado, na Comunicação Social, "não há uma apresentação desses valores, há uma tolerância ilimitada de todas as concepções de vida e de sentir que pode diluir a matriz cultural do nosso povo".

Patriarca reconduzido
O documento aborda ainda a questão das responsabilidades na Comunicação Social, atribuindo uma parte aos agentes de comunicação, que "devem apostar numa concorrência através de produtos de qualidade e não apenas para satisfazer as audiências" e outra parte ao Estado, que "deverá garantir o princípio da subsidariedade, apostando nos serviços públicos de comunicação e no apoio financeiro à imprensa regional".
Entretanto, a CEP já elegeu os seus novos órgãos sociais. O cardeal patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, foi reconduzido, por mais três anos, como presidente da estrutura, que mantém também como vice-presidente, D. António Baltasar Marcelino e como secretário, D. Tomaz da Silva Nunes. As novidades desta eleição surgem a nível das Comissões Episcopais, com novos seis presidentes, na Acção Social e Caritativa, no Apostolado dos Leigos, na Doutrina da Fé, na Família, na Liturgia e nas Missões.

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia