Conferência Episcopal: Cardeal manda recados
2002-04-11 14:31:06

Governo, RTP, bispos, jornalistas, todos foram destinatários de "recados" claros e contundentes enviados ontem por D. José Policarpo na abertura da Assembleia Plenária do episcopado que decorre até dia 11, em Fátima.

Ao novo Governo, o cardeal manifestou a total disponibilidade da Igreja para um "diálogo colaborante e franco". Mas, lembrou que espera ver chegar ao fim a revisão da Concordata, "sem entraves e sem limites". Referindo-se à Lei da Liberdade Religiosa, aprovada em Abril do ano passado, avisou que a Igreja vai empenhar-se para que o diploma tenha a sua aplicação prática, trazendo à memória o facto de a lei continuar sem regulamentação.

A Educação foi outro dos pontos enunciados, frisando que as escolas católicas vão procurar estar entre as melhores, "defendendo uma política justa de autêntica liberdade de ensino".

A RTP também foi visada. Em sua opinião, as recentes decisões sobre o programa Fé dos Homens puseram em causa as primeiras concretizações significativas da convivência, em Portugal, das diversas confissões religiosas.

Dirigindo-se aos jornalistas, pediu-lhes objectividade, e, aos bispos, lembrou que as eleições para os órgãos da CEP, cujos mandatos ontem terminaram, exigem "esforço" e "discernimento", para que os cargos, incluindo o da presidência, sejam preenchidos pelas pessoas mais indicadas. As eleições realizam-se na quinta-feira.

Fonte DN