Escândalos Sexuais Atingem Igreja Católica Irlandesa
2002-04-04 15:32:52

O Governo irlandês foi ontem pressionado a abrir um inquérito relativo a práticas de abuso sexual por parte de alguns padres depois da resignação de um importante bispo ligado a um caso que abalou profundamente a Igreja Católica, na Irlanda.

O bispo de Ferns, Brendan Comiskey, demitiu-se na segunda-feira debaixo de fortes críticas, relativas à forma como lidou com alegações de abuso sexual contra um padre da sua diocese, Sean Fortune. O assunto veio a público através de um documentário televisivo que passou no mês passado - transmitido para Inglaterra pela BBC e repetido na televisão irlandesa -, onde surgem entrevistas a quatro homens a confessarem terem sofrido abusos sexuais quando eram adolescentes por parte do padre Fortune, que se suicidou em 1999, quando enfrentava um processo judicial. O programa alega que Comiskey ouvira falar do comportamento de Fortune desde os anos oitenta, mas uma investigação séria só foi iniciada em 1995, quando um grupo de jovens adultos denunciou o caso à polícia. A resignação de Comiskey surgiu apenas quando se fez sentir uma onda de revolta na sua diocese, situada numa província do Sul, Wexford, e depois de várias queixas de abuso sexual de crianças cometido por padres nos últimos anos.

Fonte Público