Militares e polícias em peregrinação a Fátima
2002-04-04 15:31:46

Cerca de 60 elementos das Forças Armadas e policias iniciaram ontem, ao princípio da tarde, uma peregrinação a Fátima, onde contam chegar sexta-feira, depois do almoço.

A pastoral Juvenil da Diocese das Forças Armadas e da Segurança promoveu esta iniciativa quese realiza, pela primeira vez, entre os militares. "Todos os anos há uma peregrinação militar, mas de autocarro", explicou ao JN o capelão Borges da Silva, responsável por aquela pastoral.
Um carro de apoio transporta a bagagem e os alimentos, mas os romeiros são ainda apoiados por uma outra viatura, pronta para evacuar algum necessitado. Uma enfermeira e uma auxiliar de acção médica integram a peregrinação.
Os militares e agentes de segurança partiram do Parque das Nações, em Lisboa, em direcção a Vila Franca, onde pernoitarão. A etapa seguinte levá-los-á até Santarém, mas antes de chegarem a Fátima ainda farão uma paragem em Torres Novas. O regresso é feito de carro. "Não somos assim tão radicais...", graceja o capelão. Os peregrinos não esqueceram as violas e um livro onde estão registadas orações e muitos cânticos para animar a caminhada.
A data foi escolhida por "estar próxima da Páscoa", mas também por nos encontrarmos em plenas férias escolares. "Não queríamos prejudicar as aulas dos nossos cadetes", explica Borges da Silva.

Fonte JN