Diocese "recupera" padre Igreja de Viseu analisa situação de sacerdote da Igreja Greco-Católica
2002-04-04 15:30:46

A Diocese de Viseu quer ajudar um padre ucraniano de 43 anos que trabalha desde Janeiro para uma empresa de construção civil, estando disposta a arranjar-lhe um serviço religioso junto dos seus conterrâneos.

Na Ucrânia, Yvan Babatchuc era padre da Igreja Greco-Católica na Diocese de Kolonyja Shernivtsi. Está em Portugal desde 15 de Janeiro, com uma autorização de permanência, por seis meses, dada pelo seu bispo.

O padre Júlio Melo, do Secretariado Diocesano das Migrações, teve conhecimento do caso de Yvan Babatchuc um mês depois de este já estar a trabalhar na construção civil. Posteriormente, numa reunião do arciprestado, o bispo de Viseu, D. António Monteiro, também chamou a atenção para a situação.

"Ele tem uma autorização do bispo para vir a Portugal e um documento a dizer que não está a cumprir nenhuma pena canónica e pode realizar celebrações", contou Júlio Melo à Agência Lusa.

Segundo o sacerdote, Yvan Babatchuc não fala a língua portuguesa - "o que até o deixou um pouco complexado porque havia outros colegas ucranianos que já sabiam" -, mas mostrou vontade em aprender, para poder ficar em Portugal, para onde pretende trazer a mulher e dois filhos. Na Ucrânia podem ser ordenados padres homens casados.

O padre Melo explicou que Yvan Babatchuc poderia até co-celebrar com padres católicos, mas avança que, normalmente, "os ucranianos não gostam de mudar o seu rito". A solução poderá passar por celebrar a missa para os compatriotas da religião Greco-Católica, uma situação a ser estudada pela Diocese de Viseu.

Fonte DN