Páscoa de Leste em Portugal
2002-04-03 22:03:09

Os imigrantes de Leste residentes em Portugal celebraram, em Lisboa, na Igreja de Arroios, a eucaristia pascal. A celebração presidida por D. Tomás da Silva Nunes contou com a presença do Presidente da República, que fez questão de se unir aos emigrantes nesta data.

Na homilia, o Bispo Auxiliar de Lisboa sublinhou que “quanto mais frágil é o estatuto de cidadania, tanto mais se torna permeável às tentativas de instrumentalização pessoal e social”, recordando que “muitos emigrantes sofrem desta situação, agravada, numa sociedade como a nossa que coloca os interesses económicos acima da satisfação das necessidades fundamentais dos seus membros”. Para D. Tomás da Silva Nunes, “a Palavra de Deus denuncia a dignidade ameaçada e obriga ao empenho pessoal e social para a repor”, pelo que celebrar a Páscoa “implica empenho no acolhimento e solidariedade para com os emigrantes (...) na busca pelos meios que, de forma justa e equilibrada, salvaguardem os direitos e deveres de quem acolhe e de quem é acolhido”.
Um trabalho que a Igreja Católica e outras confissões religiosas vêm já desenvolvendo e que Jorge Sampaio, no seu discurso, reconheceu como “acção pioneira” e de “muita justiça louvar”. Afirmando que o ideal é a integração “com pleno respeito pelos direitos e apreço pelo contributo para o progresso”, o Presidente da República frisou ser aquele “o compromisso do Estado português, em estreita cooperação com toda a sociedade civil”. Jorge Sampaio expressou ainda o seu desejo para que esta Páscoa fosse, para os emigrantes “uma verdadeira passagem para um futuro melhor”.
No final da eucaristia, o Presidente da República recebeu, do Director da Obra Católica Portuguesa das Migrações, uma cópia da Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa sobre Emigração e uma outra do Documento de várias Associações “em tempo de crise ousar uma sociedade integrada”. O Pe. Rui Pedro espera que Jorge Sampaio faça uma verdadeira “Presidência Aberta pelas várias comunidades emigradas em Portugal”.