Religião como uma potencialidade turística
2002-04-01 14:56:20

Um projecto pioneiro em Portugal está a ser desenvolvido pela Associação Comercial de Braga, pela Diocese e pela Região de Turismo Verde Minho.

A ideia é promover o religioso como potencialidade turística. O desafio foi lançado pelo ex-ministro da Economia, Pina Moura, aquando de uma passagem pela cidade.

Dois anos depois, as três entidades, mais as Dioceses de Viana do Castelo, Lamego e Santiago de Compostela estão prontas para iniciar o projecto. Numa primeira fase vai ser feito um levantamento cientifico de todo o potencial de turismo religioso existente do ponto de vista da oferta.

O estudo, coordenado pela vice-reitora da Universidade do Minho, justifica-se porque a "ACB não aceita que se lancem intenções, ou ideias sem que se estude convenientemente e com profundidade todas as condicionantes dos produtos de turismo que venham a ser identificados como válidos". Para o presidente da Associação Comercial de Braga, Alberto Pereira, "no sector do turismo, tem-se, infelizmente assistido a muito improviso" que se não for mudado, "irá hipotecar o futuro da actividade".

A segunda etapa-projecto vai passar pela elaboração de rotas religiosas de vários formatos e duração. Para já, o projecto irá ser desenvolvido a partir de Braga, com ramificações para Viana do Castelo, Lamego e Santiago de Compostela. Depois irá ser extendido a outras zonas do País, por forma a criar pacotes nacionais de turismo religioso para "vender" em Portugal e no estrangeiro.

Fonte DN