Obra Católica vai ter novo rosto
2000-08-15 11:13:03

Depois de 16 anos a liderar a equipa da Obra Católica das Migrações, o padre Manuel Soares será substituído, no próximo dia 12 de Setembro, pelo padre Rui Pedro, também ela religioso dos Missionários de S. Carlos, obra conhecida como padres Scalabrinianos, que tem como função a preparação de padres para as migrações.

O novo responsável prometeu já dar uma atenção especial à pastoral juvenil, salientando ser «importante saber como chamar os jovens à Igreja». Promete ainda dedicar-se à situação dos imigrantes que escolheram Portugal como destino, fenómeno a que a Igreja não poder estar «insensível».

Na Peregrinação Nacional dos Migrantes a Fátima, e de acordo com os dados fornecidos pelo Santuário, foram admitidos mais de cem doentes e realizadas milhares de confissões e de promessas. Durante estes dois dias, prestaram serviço no Santuário cerca de 200 Servitas de Nossa Senhora, muitos escuteiros, médicos e enfermeiros. Participaram mais de 40 peregrinações organizadas, entre as quais uma vinda dos EUA. Entre os países mais representados estiveram a Itália, Malta e a Dinamarca. O recenseamento de veículos e pessoas, levado a efeito pelo Governo Civil de Santarém, durante estes dois dias, sofreu um contratempo. A chuva não permitiu que o avião da Força Aérea sobrevoasse a cidade, pelo que não foi possível «registar mais algumas imagens em vídeo e fotografia».

Os dados apurados serão agora, segundo o delegado distrital da Protecção Civil, alvo de uma análise, cujas conclusões deverão ser anunciadas nos inícios de Setembro.