D. José Policarpo Afirma "Valor Absoluto" da Vida
2002-04-01 14:55:18

D. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa, manifestou-se ontem contra "a agressão violenta contra a vida humana", que deverá "ser um caminho fechado para a busca de soluções para os dramas humanos".

É o caso, acrescentou o patriarca, do suicídio, da eutanásia, do aborto, do homicídio ou da guerra "como busca de solução para os conflitos".

Falando na homilia da missa de Domingo de Páscoa, com o título "O combate da morte com a vida", D. José acrescentou que, "ao perder de vista o sentido do mistério da vida, o homem fica enfraquecido neste combate". E são muitas as circunstâncias, "na nossa sociedade contemporânea, em que o homem sai derrotado ou desiste mesmo do combate".

"Sempre que a morte leva a melhor" afirmou, "aumenta o drama da humanidade. Estão aí a confirmá-lo, mesmo no nosso tempo, os milhões de vítimas inocentes, injustamente sacrificadas no altar do triunfo da violência e da morte."

O patriarca disse que "a luta pela vida é exigente" e supõe mesmo "uma visão clara da sua dignidade intocável, o que se transforma em exigência ética e a coragem de renunciar a caminhos, que tantas vezes aparecem como busca de solução para problemas reais, que passem pela violação da vida".

Daí que tenha reafirmado que "a vida humana é um valor absoluto, que tem a sua origem em Deus". E quando alguém, "para procurar solução para dramas reais da existência", segue "o caminho de menosprezar a vida", acaba por sair "derrotado deste combate entre a morte e a vida".

Fonte Público