Patriarca de Lisboa pede prudência aos governantes
2002-03-31 20:05:31

O Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, pediu ontem a Deus que "ilumine as inteligências e os corações daqueles que se preparam para governar" o país, para que "sejam generosos no serviço do bem comum".

D. José Policarpo falava na Sé de Lisboa, durante a homilia da Vigília Pascal, parte das celebrações da Páscoa, festa anual dos cristãos para comemorar a ressurreição de Jesus Cristo.
Na sua mensagem, intitulada "Estai Vigilantes", o Patriarca de Lisboa aludiu aos novos governantes que serão apresentados em breve ao país, manifestando o desejo de que sejam "sábios e prudentes nos discernimentos, corajosos nas decisões inevitáveis, confiantese mobilizadores de todos quantos desejam o progresso de Portugal".
"Somos uma Igreja em vigília e não podemos deixar de ter presente, na nossa oração, o Povo a que pertencemos", justificou o cardeal.
D. José Policarpo explicou à assembleia o significado desta vigília de oração, que pressupõe uma atitude de espera, numa época de celebração da Páscoa, de reflexão sobre a morte e a ressurreição de Cristo.
Nesta vigília, acentuou, "a vida de cada um revela-se com uma peregrinação, num esforço corajoso para não perder o rumo do caminho".
Durante a homilia, D. José apontou também os desafios da peregrinação de fidelidade por parte da Igreja de Lisboa, no sentido de "aprofundar a fé", "construir a comunhão e testemunhar o amor".
Apelou ainda aos presentes, sacerdotes, seminaristas, catequistas, esposos e jovens, para descobrirem o Cristo ressuscitado através da meditação e da oração.
O cardeal-patriarca de Lisboa lamentou, na sua mensagem, que a relação criador-criatura seja "tão frequentemente esquecida, sempre que os homens se arvoram em senhores da vida".

Fonte JN