RECRIAÇÃO DA VIA SACRA CRUCIFICA COMERCIANTE
2002-03-30 16:45:19

Um comerciante de Ourém voltou ontem a ser pregado na cruz, ao representar o papel de Jesus Cristo, no âmbito da recriação histórica da Via Sacra, que levou ao centro histórico da cidade uma centena de figurantes e três milhares de espectadores.

A encenação da Via Sacra começou nas portas de Santarém, uma das entradas do centro histórico, simbolizando a entrada gloriosa de Jesus Cristo em Jerusalém, montado num jumento. À sua frente, um grupo de mulheres embelezava o caminho com verdura. Ao chegar ao adro da Igreja, Jesus Cristo é levado à presença de Pôncio Pilatos, que o entrega à multidão para ser açoitado e crucificado, o que acontece depois de percorrida a Via Sacra, num percurso com mais de um quilómetro. Na parte final da encenação, Jesus Cristo é pregado na cruz e morre, após o que o seu corpo é deposto nos braços da mãe e envolvido num lençol, sendo então sepultado.

Milhares celebram eucaristia

No final da Via Sacra, foi celebrada a eucaristia, em que participaram milhares de pessoas, que acompanharam a encenação histórica organizada pela Câmara Municipal de Ourém e Região de Turismo de Leiria-Fátima (RTLF). A iniciativa tem um custo estimado em 25 mil euros e constitui a maior aposta da RTLF para a época da Páscoa, conciliando as vertentes religiosa, histórica, cultural e turística. Todos os figurantes, num total de 100, são moradores no centro histórico ou lugares limítrofes da cidade de Ourém, que participam de forma voluntária e gratuita na iniciativa. O papel de Jesus Cristo é representado desde a primeira edição, há quatro anos, pelo comerciante António Gomes, de 40 anos, que há dois meses não toca na barba para estar de acordo com o personagem. António Gomes contou ao CM que este ano esteve para não participar, mas as pessoas pediram-lhe, pelo que acabou por aceitar, embora não seja uma tarefa fácil. "A humilhação de ficar sem roupa" e o "esforço de carregar a cruz, que é pesada", foram os momentos da recriação histórica salientados ao CM por António Gomes, que é "actor", uma vez por ano. A participação dos moradores no centro histórico da cidade, onde até 1841 funcionava a sede de concelho, foi destacada pelo presidente da Câmara Municipal de Ourém, David Catarino, que os considerou "a alma do acontecimento". Este ano os ensaios prolongaram-se por menos tempo, uma vez que a maior parte dos figurantes participou nas edições anteriores, o que terá facilitado a tarefa ao encenador Norberto Barroca.

Fonte CM