paroquias.org
 

Notícias






Pequeno altar construído para permitir ao Papa celebrar a Páscoa
2002-03-30 16:38:57

Os funcionários do Vaticano construiram um pequeno altar para facilitar os movimentos do Papa João Paulo II, durante a celebração da Páscoa.

O sumo Pontífice, sofrendo de artrose no joelho direito, deverá celebrar pessoalmente hoje à noite e amanhã as últimas cerimónias de uma semana pascal muito preenchida.

Hoje à noite, para a vigília pascal na basílica de São Pedro, o Papa poderá evitar subir os degraus do altar da confissão e reduzir ao mínimo as suas deslocações.

Amanhã ao início da tarde, na missa da Páscoa na praça de São Pedro - onde deverá ser colocado o pequeno altar - João Paulo II vai dirigir a tradicional mensagem à cidade e ao Mundo (urbi et orbi) e pronunciar a sua benção solene.

O Sumo Pontífice deverá lançar um apelo em favor da paz no Médio Oriente e para que os grandes da terra não façam como Pôncio Pilatos ao lavar as mãos da tragédia que se abateu sobre a Terra Santa.

Para a vigília, o Papa, sofrendo com uma artrose no joelho direito que lhe limita os movimentos, será acompanhado por um estrado móvel no átrio do templo para celebrar o rito da benção do fogo. Nessa altura, os fiéis deverão acender, progressivamente, as suas velas a partir do círio pascal.

O Sumo Pontífice, que fará 82 anos a 18 de Maio, apenas se levantará nos momentos litúrgicos mais importantes da longa cerimónia, prevista durar duas horas e meia, segundo a AFP.

Ontem à noite, o Papa mostrou sinais evidentes de cansaço durante a Via Sacra que o obrigou a não seguir a pé pela primeira vez em 23 anos.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia