Sacrifício do Papa na Semana Santa
2002-03-30 16:23:22

O Vaticano reduziu ao mínimo a participação do Papa João Paulo II nas cerimónias litúrgicas da Semana Santa.
Para ontem, Sexta-Feira Santa, conforme tradição do seu pontificado, estava previsto que o Papa confessasse fiéis na Basílica de S. Pedro e presidisse, à noite, à Via-Sacra no antigo Coliseu de Roma.

Usando uma plataforma rolante, o chefe da Igreja Católica deslocou-se ao templo, instalou-se num dos confessionários e, conforme faria outro padre qualquer (o Papa não confessa durante o ano), João Paulo II ouviu em confissão, durante uma hora, nove pessoas.
Relativamente à Via-Sacra, as agência noticiosas começaram bem cedo a informar que João Paulo II não participaria na tradicional cerimónia, por força do impedimento que resulta da artrose no joelho direito. O ritual implica que ele transportasse uma réplica da
cruz (com 3 quilogramas) ao longo das 14 estações que evocam o caminho da crucifixão de Cristo. Já no ano passado, o Papa apenas tinha transportado a cruz entre duas estações.
Para hoje, está previsto que João Paulo II participe na Vigília Pascal e oficie, amanhã, a missa de Domingo da Ressurreição, durante a qual pronunciará a sua tradicional benção ao Mundo.
Recorda-se que, no Domingo de Ramos, o Papa não pôde celebrar a missa e, anteontem, teve de renunciar ao tradicional Lava-pés de Quinta-Feira Santa.
Os títulos e os textos da Imprensa italiana reflectiam, ontem, a atmosfera que rodeia as cerimónias da Semana Santa em Roma. "A dor do Papa", escrevia o "Messaggero". "O Calvário de João Paulo", titulava o "Unita". A generalidade dos repórteres sublinhavam o tremor das mãos do chefe da Igreja Católica e o seu discurso pouco claro.
Recorda-se que João Paulo II, que fará 82 anos em 18 de Maio próximo, foi operado a um tumor no cólon em 1992; deslocou um ombro em 1993; fracturou o fémur em 1994 e foi operado ao apêndice em 1996. A artrose no joelho direito vem somar-se ao sofrimento provocado pela doença de Parkinson.