Igreja pede debate sobre problemática da droga
2000-11-14 21:57:59

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) apelou, ontem, em Fátima, a um «urgente esclarecimento público» sobre a legislação recentemente aprovada na Assembleia da República, sobre a descriminalização do consumo de droga.

D. José Policarpo, que falava aos bispos durante a sessão de abertura de mais uma Assembleia Plenária, que decorre até à próxima quinta-feira, considerou ser importante que «não se confunda a descriminalização do consumo com a sua despenalização e, muito menos, com a sua liberalização». É que, de acordo com o patriarca de Lisboa, «uma tal confusão poderia induzir em erro muitos jovens, pensando que o consumo de droga deixa de ser um ilícito, eticamente reprovável e socialmente penalizável».

Desfazer confusão
«Não é isso que a Lei propõe; mas só desfeita esta confusão se evitará um aumento do consumo, uma intensificação do pequeno tráfico e se poderão retirar dessa legislação os resultados positivos que visa. Esses acabarão por ser irrelevantes se não se intensificar o esforço de prevenção e o combate sem tréguas ao tráfico em todas as suas expressões e escalões», disse ainda D. José Policarpo.
Durante a sua intervenção, o presidente da CEP revelou ainda que grande parte desta assembleia será ocupada com «problemas da vida interna da Igreja», nomeadamente a preparação da sondagem sobre a prática dominical, a realizar em 2001, ano de recenseamento nacional.

Fonte JN