Jornalistas vão escrever textos para Via Sacra
2002-03-28 15:36:33

O Papa João Paulo II, num acto inédito,convidou um grupo de 14 jornalistas, entre eles a portuguesa Aura Miguel, a escrever reflexões sobre as estações da Via Sacra. Estes textos serão lidos amanhã à noite, no âmbito das celebrações pascais.

Em declarações à Agência Lusa, a jornalista da Rádio Renascença que acompanha a informação do Vaticano, manifestou-se surpreendida com o gesto do Papa, "revelador de um interesse em conhecer as preocupações do quotidiano das pessoas".

Os textos para as 14 estações do percurso da Via Sacra, feito por Jesus Cristo até ao momento da crucificação, são geralmente escritos pelo Papa, mas o chefe da Igreja Católica tem convidado, excepcionalmente, algumas personalidades a escrevê-los. As reflexões são depois lidas em público durante a cerimónia do percurso da Via Sacra e, no final, o Papa faz ele próprio um comentário.

Entre jornalistas de várias nacionalidades, a Aura Miguel coube o texto da Estação da Crucificação, um dos momentos cruciais do percurso, porque antecede a morte de Jesus. "Fiquei surpreendida não só pelo convite do Papa aos jornalistas, mas também porque foi-nos dada toda a liberdade para escrever, apenas com limitação no tamanho do texto", revelou. Na sua reflexão, Aura Miguel decidiu basear-se em declarações feitas por João Paulo II no ano passado, quando visitou um grupo de refugiados do Sudão. "Lembro-me que ele lhes disse: "Nas palmas das mãos de Cristo, furadas pelos cravos da cruz, estão escritos os vossos nomes, e eu explorei essa ideia"", relatou. Utilizando a imagem da crucificação, a jornalista escreveu também que "Cristo continua hoje a ser crucificado, com pregos que representam toda a maldade que há no mundo". Numa reunião entre os jornalistas no Vaticano para dar alguma unidade aos textos, Aura Miguel concluiu que, "talvez por defeito da profissão, foram muitas vezes focados os problemas mundiais da miséria, da fome, das injustiças e por isso as reflexões tornaram-se um pouco repetitivas". A trabalhar na Rádio Renascença desde 1985, Aura Miguel já acompanhou João Paulo II em 42 viagens pastorais. Sobre as recentes notícias de uma possível renúncia de João Paulo II por motivos de saúde, a jornalista comenta que "especulações sobre o tema são cíclicas, mas ele já disse que não se demite e se estiver lúcido vai continuar como Papa até ao fim". Com a sua experiência no Vaticano e em entrevistas com o chefe da Igreja Católica, publicou o livro "O Segredo que Conduz o Papa", obra que já vendeu cerca de 30 mil exemplares.

Fonte DN