Páscoa- tempo de vida renovada
2002-03-28 21:54:28

É tempo de vida, de renovação... de alegrias e de encontros com Deus e com os irmãos.

Mas que a celebração da Páscoa, como o Natal, não seja apenas, para a maioria, mais uma data
para se dar e para se receber ovos, amêndoas e folares da Páscoa. A globalização e a concorrência agressiva dos mercados abriram caminho para nos preocuparmos apenas com a venda e compra destas iguarias, como se Páscoa não passasse disso! Não há mal nenhum na manifestação de sentimentos de estima e amizade, por ocasião desta principal festa cristã, partilhando presentes, mas que também conheçam e anunciem o verdadeiro significado da palavra Páscoa e da própria Páscoa.
Páscoa é passagem (e é processo) da escravidão para a Terra Prometida, da tristeza para a alegria; do medo para a coragem, da opressão para a libertação, da morte para a Vida!
Por mais que tentemos negá-las ou tudo fazer para as não encontrar: a cruz e a morte fazem parte da nossa vida. Mas não são o destino final. Temos vocação para o infinito; somos herdeiros do céu e da terra. As injustiças e todo o tipo de violência não terão a última palavra. O Nosso Deus é o Deus Criador da Vida. E assumiu a nossa humanidade para que todos tenham "vida e vida em abundância". (Jo 10,10)
A vivência coerente da Páscoa reforça a fé no Deus solidário e libertador, na força escondida nos fracos e pequenos e anima a esperança de que construir um outro mundo, um mundo novo, é possível, necessário e urgente. A Páscoa dá-nos, por isso, força para caminhar. Força que nos vem do túmulo vazio. Deus anima-nos ao dizer: "Segura os soluços e enxuga as lágrimas, porque há uma esperança para a tua dor... existe uma esperança de futuro" (Jer 31,16-17).
Jesus foi condenado à morte, mas ele ressuscitou. Com a ressurreição de Cristo, as Utopias jamais morrerão, os sonhos de libertação jamais serão pesadelos, a luta dos fracos e dos pobres sairá sempre vitoriosa (ainda que custe muito suor e muita dor) e as forças da Vida terão sempre a última palavra. Por isso o ideal não morre
Uma Santa e Feliz Páscoa!

Eugénio Fonseca