Bispos prometem medidas contra abusos sexuais de sacerdotes
2002-03-26 17:16:45

Bispos católicos suíços reunidos em Zurique anunciaram ontem que irão tomar medidas contra o abuso sexual de menores pelos membros da Igreja nos Estados Unidos.

"A principal preocupação do conselho é a colaboração com as forças judiciais e ajudar as vítimas", afirmou Mark Aellen, porta-voz da conferência dos bispos suíços. Segundo Aellen, os prelados contam com a assistência de advogados, psicólogos e padres para prevenirem eventuais casos de abuso sexual que possam surgir. O porta-voz dos bispos referiu que esta acção não é resposta ao caso publicado no fim-de-semana, que dava conta que um padre, de 63 anos, teria molestado uma criança. O mesmo encontra-se detido desde 12 de Março. O Papa já mostrou também o seu desagrado perante esta onda de escândalos sexuais com menores nos Estados Unidos. "Padres católicos abusarem de crianças é a pior forma que a maldade se pode mostrar", disse a semana passada. Em carta enviada aos padres, João Paulo II acrescentou ainda que esta série de escândalos espalhou graves suspeitas sobre a Igreja Católica e sobre padres honestos no mundo inteiro. As declarações de João Paulo II sobre estes casos eram há muito esperadas nos Estados Unidos, desde que foi denunciado o envolvimento de dois cardeais, Bernard Law, de Boston, e Edward Egan, de Chicago. A Diocese de Boston tem 200 queixas de abuso sexual contra o padre Jonh Geogham. Desde que as queixas foram tornadas públicas, as dioceses de Califórnia, Maine, New Hampshire e Pensilvânia têm suspendido padres a quem são imputadas acusações. Espera-se que uma comissão nomeada pela Igreja Católica comece em pleno os seus trabalhos em Setembro.

Fonte Público