paroquias.org
 

Notícias






A Fé dos Homens - confissões religiosas não têm meios para custear produção
2002-03-21 23:59:24

Ainda que a RTP preveja a continuação do programa “A Fé dos Homens”, se o mesmo não for financiado por aquela estação televisiva, será de todo impossível às confissões religiosas representadas naquele espaço de emissão, assegurarem a sua produção. “Não teríamos hipóteses nenhumas”, garantiu Dias Bravo, à Agência ECCLESIA.

O Presidente da Comissão das Confissões Religiosas sublinhou que “o programa não é comercial, não pode ter publicidade, e que as instituições nele representadas têm fins gratuitos”. Acrescentando ainda o facto de ser “um serviço que as confissões religiosas prestam ao Estado, o Estado tem o dever de o financiar”.
Dias Bravo indicou, por isso, que “a RTP é que tem de encontrar, junto do Governo, meios para desempenhar um serviço público consagrado pela Lei de Liberdade Religiosa”, salientando a evidência de existirem “motivos para pensar que a RTP está a querer findar “A Fé dos Homens”, ao asfixiar as produtoras e as confissões religiosas”. Desta forma, a caducidade do regime experimental do programa, que a RTP invoca para justificar a denúncia do protocolo de emissão, é vista como “um artifício jurídico” que “não faz sentido, pois o programa está a ser emitido há quase 5 anos”, salientou.
Dias Bravo revelou, por isso, estranheza na medida da RTP, afirmando que “há aqui algo que vai contra o espírito da tutela e que não joga certo”. Outras vozes levantaram-se já perante a decisão da RTP, hierarquicamente inferior, de ir no sentido contrário àquele indicado pelo Ministro da Cultura, Augusto Santos Silva.
Como solução de recurso, Dias Bravo apontou “que seja a própria RTP a produzir o programa, algo em que a estação já mostrou o seu desinteresse – referiu -, mas sempre com a mesma dignidade que o programa tem tido até hoje”. “Fazer só estúdios não vale a pena”, frisou.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia