paroquias.org
 

Notícias






Bispos Admitem Machismo na Sociedade Portuguesa
2002-03-13 15:27:53

Bispos portugueses consideram que, em alguns ambientes da sociedade, "permanecem ainda traços de machismo" que provocam conflitos e divisões em muitas famílias. Esta opinião é expressa na mensagem para o Dia do Pai, a 19 de Março, da Comissão Episcopal da Família, onde também é feito um apelo insistente aos pais para que "participem activamente na educação dos filhos, especialmente na educação da afectividade".

A Comissão Episcopal sublinha que a promoção da mulher e o reconhecimento do seu papel na vida laboral e social fizeram emergir o papel do homem na comunidade familiar, quer no envolvimento das tarefas domésticas, quer na educação dos filhos, a partir dos cuidados pré-natais, mas admite que, "em alguns ambientes, permanecem ainda traços de machismo que provocam conflitos e divisões em muitas famílias".

Aposta no "amor conjugal"
Os bispos portugueses defendem que a participação dos pais consiste, em primeiro lugar, "numa aposta segura no amor conjugal", por forma a que os filhos, desde o início da sua existência, possam ver-se "envolvidos nos laços da conjugalidade feliz e estável e aí crescer e viver os valores do amor, da verdade e da fidelidade".

"Sabemos como é importante para o pleno desenvolvimento e felicidade de qualquer pessoa a experiência de se sentir protegida pelos laços da relação amorosa dos pais", afirmam, considerando que "o pai não deve desvalorizar, e muito menos reprimir, as manifestações afectivas, mas introduzir um justo equilíbrio entre os afectos e as regras, a ternura e a disciplina de vida", situando-se neste campo a sua missão específica na educação dos filhos.

"Com as suas esposas, os pais constituirão as famílias em que a paternidade - tal como a maternidade - seja a expressão corajosa e feliz da fecundidade conjugal que se inspira na paternidade de Deus, para que, no meio das mudanças, e apesar de todos os receios, se edifique com solidez a civilização do amor", é a mensagem da Comissão Episcopal da Família.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia