Santo António em Risco de Cair do Pedestal
2002-03-12 20:46:39

Reclinada para a frente, como quem quer largar o pedestal sobre o qual assenta, a estátua de Santo António de Lisboa, inaugurada em Maio de 1982, por altura da visita do Papa João Paulo II, tem sido alvo de vários maus tratos e está actualmente em risco de cair.

"Isto assim até dá má imagem da forma como a cidade de Lisboa trata o seu santo", afirma o padre Américo Moreira, da igreja de Santo António. O pároco salienta que ali se deslocam todos os anos "milhares de peregrinos estrangeiros", muitos dos "quais ficam mal impressionados" quando vêem o estado da estátua: "Dizem que é uma falta de respeito a Santo António".

Segundo o sacristão da igreja, quem tem provocado os danos são, em geral, miúdos, que imaginam poder encontrar um tesouro no interior da estátua, por verem alguns turistas atirar moedas para dentro da peça escultórica, da autoria de Domingos Soares Branco."A estátua está quase a cair, porque os putos sobem lá acima e põem-se a abanar a imagem, pensando que assim vão conseguir tirar as moedas que os turistas para ali atiram", diz o sacristão.

A escultura, em ferro, está também vandalizada num dos arcos do pedestal, do qual desapareceu já uma parte da peça esculpida. "Tentaram arrancar uma ramagem, mas deixaram-na aqui e ela agora está na Junta de Freguesia da Sé, guardada. E a cruz que encimava a imagem também foi arrancada, mas encontra-se no Museu da Cidade", conta o padre Américo Moreira, que diz ter apresentado o problema à câmara.

Por enquanto, na freguesia da Sé, ainda há quem conheça o paradeiro de cada uma das partes desaparecidas da estátua, que difere já da imagem que se vê nos postais. E a degradação não se fica pelos danos produzidos na escultura.

A estrutura metálica colocada em volta da estátua e do canteiro que a rodeava tem também sido arrancada aos poucos. "Isto no Verão é aqui um cheirete horrível, que vem da terra e das areias", contava um morador da zona, igualmente magoado com "a falta de respeito" que estes maus tratos representam.

Fonte Público