Bispo reclama necessidade urgente de nova linguagem para atrair jovens
2002-03-10 16:01:40

Na Arquidiocese de Braga, o número de católicos que habitualmente vão à missa, aos domingos, diminuiu 11% entre 1991 e 2001, o que equivale a menos 46244 praticantes. Os resultados são revelados pelo estudo da Igreja bracarense sobre o recenseamento dominical, o qual não foi ainda comparado com o recenseamento geral da população que, em sentido inverso, registou umaumento de 12%.

A tendência para a diminuição do número de crentes nas missas remonta ao final da década de 70. De 63,28%, em 1977, passou para 52% em 1991, baixando, em 2001, para 40,9%, acompanhado de um aumento da população de 98 mil pessoas na área de influência da Igreja de Braga na última década.
Para o arcebispo-primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, "diferentes contextos sócio-religiosos de origem podem ajudar a explicar a baixa de efectivos praticantes na ordem dos 46 mil, apesar dos potenciais praticantes terem aumentado em quase 100 mil".
Outro elemento comparativo no estudo da Arquidiocese permite reconhecer uma descida mais acentuada entre os 15 e os 24 anos, passando de 47,9% em 1991, para 34,14% em 2001 (decréscimo de 13,76%).
A falta de jovens na missa preocupa Jorge Ortiga, que alerta para o "desafio da evangelização" através da Pastoral Juvenil. "Temos que tomar consciência dos jovens que há. Se são crentes, agnósticos ou católicos não-praticantes. E temos necessidade urgente de uma nova linguagem, dando novidade à palavra de Deus", acrescentou.
A inexistência de celebrações dominicais sem Eucaristia e a redução do número de missas e locais de culto também esclarecem, segundo a Arquidiocese, a diminuição de praticantes em locais marcados pelo envelhecimento e desertificação populacionais.

Fonte JN