Igreja de Braga Estuda Beatificação de "Alexandrina de Balazar"
2002-03-07 19:02:33

Vai ser hoje constituído pela diocese de Braga o Tribunal Eclesiástico para a causa da beatificação de Maria Alexandrina Costa, a "Alexandrina de Balazar", como é conhecida na diocese.

Depois de ter sido declarada a "heroicidade das suas virtudes" - o "primeiro passo" para a beatificação -, D. Jorge Ortiga, o arcebispo primaz de Braga, avança agora com a constituição de um organismo que tem por base analisar os alegados milagres efectuados por Alexandrina Costa. Em discussão vai estar o caso de uma mulher de Vila Nova de Famalicão que diz ter sido curada da doença de Parkinson após a conclusão de uma "novena". O facto de a hierarquia da igreja se interessar pela situação pode já ser entendido como um sinal de que está a ser dado "algum crédito" ao alegado milagre. Contacto pelo PÚBLICO, D. Jorge diz apenas que a constituição de um tribunal eclesiástico é apenas "um sinal da seriedade da Igreja".

Venerada há 50 anos
Desde há mais de cinquenta anos que "Alexandrina de Balazar" (assim chamada por ter vivido na freguesia de Balazar, no arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim) é venerada por milhares de pessoas, que visitam a casa onde viveu e morreu. A notícia da criação do Tribunal Eclesiástico para estudar este caso deverá ser recebida com alegria pelos crentes na santidade de Alexandrina. De resto, já há muito que era pedido um estudo mais aprofundado da situação.

Foi também em Balazar que esteve a mulher que diz ter sido curada. A senhora era emigrante em Estrasburgo e estaria "desesperada" com o avançar da doença. Já em Portugal, decidiu "pedir ajuda a Alexandrina Costa" e, desde essa altura, alega estar curada. A juntar ao processo onde é descrita toda a situação, estão relatórios médicos e exames clinicos. Contudo, novos e complexos exames terão que ser feitos para confirmar ou não a existência de qualquer cura considerada anormal. Serão depois as conclusões tiradas pelo organismo agora criado que serão enviadas para Roma, cabendo depois ao Papa a possível beatificação.

Sem querer entrar em grandes promenores sobre o caso, D. Jorge Ortiga diz que, "desde criança", vai a Balazar. De resto, considera que Alexandrina Costa é "um caso típico de fidelidade ao cristianismo e de amor ao sacrifício".

Em "lista de espera" para a beatificação estão mais dois bracarenses: o padre Abílio Correira e o frei Bernardo de Vasconcelos.

Fonte Público