paroquias.org
 

Notícias






Papa envia mensagem à Índia antes de visita
2000-11-05 16:11:51

O papa João Paulo II viaja amanhã à Índia, onde os cristãos vêm sofrendo as piores represálias por parte dos indianos desde a independência do país, há 50 anos.

Ontem, João Paulo II enviou uma mensagem de amizade ao povo da Índia por ocasião da festa de Diwali, que começa no próximo domingo. A festa simboliza o início do ano-novo e a vitória da verdade sobre a mentira. A mensagem foi enviada pelo cardeal Francis Arinze, presidente do conselho para o diálogo inter-religioso da Santa Sé, e reconhece as profundas diferenças entre a religião católica e o hinduísmo, mas afirma que as duas têm em comum a tarefa de responder aos grandes desafios da humanidade no terceiro milênio. No documento, o Papa também expressou sua dor e solidariedade às famílias dos milhares de mortos em conseqüência da passagem do violento furacão que devastou o Estado de Orissa, no Leste da Índia. João Paulo II pediu a intervenção rápida e eficaz da comunidade internacional para ajudar as 15 milhões de pessoas afetadas, que representam 40% da população de Orissa.

Cinco dias depois da passagem do furacão, milhares de sobreviventes continuam ameaçados pela fome e pelas epidemias. Os cristãos que esperam a segunda visita do Papa à Índia são hoje cerca de 24 milhões, ou seja, 2,4% dos quase 1 bilhão de habitantes. Desses 24 milhões, 65% são católicos; os outros, protestantes. As igrejas cristãs são acusadas de recorrer às conversões pela força, o que elas negam.


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia