PADRE DE FAMALICÃO APAIXONA-SE POR ADVOGADA
2002-02-27 13:21:53

Um padre de Vila Nova de Famalicão, até há alguns dias responsável pela paróquia de Bairro, decidiu, na semana passada, abandonar o sacerdócio para casar com uma paroquiana por quem se terá apaixonado.

A notícia surpreendeu tudo e todos, desde os paroquianos, aos superiores hierárquicos, passando pelos colegas sacerdotes. "Ninguém estava à espera disto, foi uma surpresa total", disse ao Correio da Manhã um padre do arciprestado de Famalicão que, "por razões óbvias", preferiu não se identificar. Este colega referiu ainda que "não é normal um sacerdote tomar uma decisão desta natureza assim de um momento para o outro". Ao que o CM apurou, o padre, de 40 anos de idade, ter-se-á 'perdido' de amores por uma advogada, de 27, de quem estará já à espera do primeiro filho. Segundo alguns paroquianos, próximos do sacerdote, o romance entre o padre a advogada terá começado há vários meses, mas a decisão de abandonar a paróquia e o sacerdócio só aconteceu depois de constatar que a jovem se encontrava grávida. O padre, que há quatro anos foi colocado pela arquidiocese de Braga na freguesia de Bairro, deslocou-se na semana passada ao Paço Arquiepiscopal, para comunicar ao arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, que tenciona trocar a Ordem pelo Matrimónio. Da parte das autoridades eclesiásticas, para já não há comentários a fazer sobre o assunto, tendo uma fonte episcopal referido ao CM que D. Jorge Ortiga estará a realizar todos os esforços no sentido de "evitar a perda de uma vocação sacerdotal". "Estas coisas são demasiados delicadas e complexas e não podem ser tratadas com ligeireza e muito menos na praça pública", acrescentou a mesma fonte.

'Um santo'

Quem ficou triste com a situação foi a esmagadora maioria dos paroquianos da freguesia de Bairro. A maioria nem queria acreditar quando na terra constou que o padre iria anunciar, em plena Missa, no passado domingo, o abandono da paróquia e da vida eclesiástica. O anúncio acabou por não acontecer, até porque a última Missa Dominical foi celebrada pelo pároco da vizinha freguesia de Riba D'Ave. Mas, ao verificarem a ausência do sacerdote, todos perceberam que o que se constava era de facto uma realidade. "Uma realidade muito triste", disse ao CM a proprietária de um negócio no centro da freguesia de Bairro, que não se cansou de enaltecer as qualidades humanas e cristãs do até agora pároco da freguesia. "Ele era um santo padre, foi Deus que aqui apareceu. O problema é que o Diabo também para cá veio e ele não conseguiu resistir à tentação", aublinhou a senhora, já na casa dos 60 anos e assídua frequentadora da Igreja, acrescentando: “podia ao menos ter deixado passar este tempo da Quaresma. A opinião era partilhada por todos os paroquianos que, embora não querendo ser identificados, se dignaram prestar declarações à nossa reportagem. "O problema é que muitas mulheres são umas malucas e metem-se-lhes pelos olhos dentro", referiu-nos, em tom alterado, uma senhora que assegurou ainda que "Bairro nunca teve nem terá um padre tão bom como este". Depois de tomada a decisão de abandonar o sacerdócio e de a ter comunicado ao arcebispo de Braga, o padre tem agora de solicitar ao Papa a recondução ao estado laical. Trata-se de um processo muito longo e complexo, cuja decisão final demora, em média, uma dezena de anos. Entretanto, os serviços religiosos na paróquia de Bairro vão ser assegurados por padres de terras vizinhas, sendo ali colocado um sacerdote lá para Junho, altura em que a arquidiocese de Braga costuma proceder à nomeação de novos párocos.

Fonte CM