Cidadãos eleitores
2002-02-24 12:17:55

Em entrevista ao semanário diocesano "Voz Portucalense" (13.02.2002), o bispo do Porto, D. Armindo Lopes Coelho, depois de fazer sua uma síntese da nota do Conselho Permanente sobre as próximas eleições acerca das expectativas das propostas, faz a recomendação seguinte aos eleitores:

"Aos cidadãos eleitores direi e pedirei que não deixem de exercer este direito que é também um dever cívico.
Que reflictam seriamente sobre os programas e os seus proponentes, para votar com discernimento e em consciência. Aos eleitores católicos recomendo que pautem a sua consciência de eleitores e o seu discernimento pela mensagem do Evangelho e pela doutrina da Igreja. E que estejam atentos para tomarem pelo voto a atitude mais coerente e consciente perante assuntos e temas que começam a ser anunciados e se prevê que venham a ser discutidos na campanha eleitoral. Porque os católicos não podem queixar-se de leis ou modelos de sociedade para os quais contribuíram, por acção ou omissão, no momento de manifestar pelo voto a sua vontade".

É um oportuno alerta à liberdade e à responsabilidade cívicas e políticas dos eleitores em geral e dos católicos em particular.

A indiferença e a abstenção nas eleições não são recomendáveis.

A democracia representativa não significa diminuição dos direitos e das obrigações dos eleitores, bem pelo contrário.

Não vale deixar os créditos por mãos alheias.

Fonte JN