PASTORINHOS VÃO SER SANTOS
2002-02-21 20:20:02

A canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto, ontem recordados na Cova da Iria, em Fátima, poderá acontecer nesta década, admitiu o bispo da diocese, D. Serafim Ferreira e Silva, adiantando que não será necessário um novo milagre, mas apenas a vontade da Igreja e do Papa.

"Estou em crer que não é o chamado milagre que vai ratificar ou justificar a canonização, é mais a vontade de uma Igreja e do seu Papa declarar que duas crianças, apesar de não terem ainda maturidade intelectual, tiveram uma força de vontade muito lúcida e podem ser testemunho para um tempo em que o indiferentismo, uma vida sem valores, ideais ou sacrifícios podem ser sinais bonitos", disse o bispo da diocese, que falava ao CM no final da missa da festa litúrgica dos beatos. Os dois pastorinhos são "dois bons exemplos, pela simplicidade, pela riqueza interior, pela generosidade e pela alegria de cada um deles", explicou D. Serafim Ferreira e Silva, frisando que "há uma mensagem pessoal de cada um que é inesgotável, com um dinamismo, uma força e uma actualidade muito grandes". Por isso, a "caminhada processual será simplificada" e os beatos canonizados "mesmo que não haja, sob o aspecto quantitativo, um milagre espectacular", revelou o prelado, admitindo que isso possa acontecer durante esta década. "Acredito que sim, porque dez anos são muitos dias", referiu. Em relação à vontade da Igreja e do Papa em avançar com o decreto, D. Serafim Ferreira e Silva disse que João Paulo II tem "vontade, todavia o processo não está no curso terminal e Deus é que sabe o estado de saúde do Papa. Vontade ele tem, eu e o povo também, mas teremos de respeitar toda a tramitação canónica habitual do processo para não haver excessos ou privilégios". O processo de canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto está a ser conduzido pelo padre Luis Kondor, vice-postulador, decorrendo nesta altura a avaliação de "vários casos", seleccionados entre milhares de relatos, pois em média são comunicadas mil graças por ano. O padre Luis Kondor acredita que a canonização acontecerá "mais dia menos dia", mas na sua opinião "é necessário um milagre". Alguém tem de padecer de uma doença incurável, invocar os dois pastorinhos e assim sofrer uma cura rápida e duradoura. O dia da festa litúrgica dos beatos Francisco e Jacinta Marto foi assinalado ontem por 1.500 crianças da paróquia de Fátima, que fizeram uma peregrinação desde a Igreja Paroquial até à Capelinha das Aparições, na Cova da Iria, onde assistiram a uma missa concelebrada por duas dezenas de sacerdotes e presidida pelo bispo da diocese. Na caminhada entre o pórtico do Jubileu e a capelinha das aparições, o reitor do santuário, monsenhor Luciano Guerra, desafiou as crianças a prometerem não faltar à missa dominical, rezar a oração do Anjo e o terço todos os dias e renunciar às guloseimas durante a quaresma. Durante a missa, o bispo lembrou a ausência de uma das pastorinhas, a Irmã Lúcia, que em breve irá completar 95 anos e ontem de tarde recebeu uma delegação de crianças, que a visitaram no convento das Carmelitas, em Coimbra, onde reside.

Fonte CM