O livro das Mensagens da Paz
2002-02-20 22:06:32

Já está no mercado o livro “Mensagens para a Paz: textos de Paulo VI a João Paulo II para a celebração do Dia Mundial da Paz”. Uma obra que contem todas as mensagens papais desde a instituição, em 1968, do dia 1 de Janeiro como o Dia Mundial da Paz.

Uma iniciativa da Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) apresentada na Universidade Católica no passado dia 19 de Fevereiro.
D. José Policarpo, Cardeal-patriarca de Lisboa, escreve o prefácio e o Presidente Nacional da CNJP a introdução. Bagão Félix considera esta obra “um património para a humanidade” e acrescenta que o objectivo desta iniciativa “não é cristianizar nenhum dos valores essenciais da humanidade”. “Queremos apenas dizer que a Igreja tem dado um contributo decisivo e independente de todos os poderes e de todas as ideologias” acrescentou à Ecclesia o Presidente do CNJP.
Para Marcelo Rebelo de Sousa, a quem coube apresentar a obra, as 32 mensagens reflectem os grandes problemas que preocuparam a Igreja ao longo destes últimos tempos. Para além de reflectirem os problemas dos tempos “têm um caracter profético” disse à Ecclesia este professor universitário. “Já nos anos 70 encontramos o profetizar problemas como o terrorismo internacional, as desigualdades económicas e sociais, problemas que se acentuaram nos nossos dias” acrescentou.
Esta obra, que no final contem um índice temático, foi escrita por dois Papas. Paulo VI e João Paulo II. E se a construção da Paz é um tema recorrente em todas as mensagens, já os problemas que são abordados são diferentes, bem como a linguagem que os comunica também é diferente, consoante são escritos por um ou outro Papa. “O Papa Paulo VI tem uma linguagem mais compacta, mais densa, mais difícil, é um intelectual. João Paulo II tem uma grande facilidade de comunicação”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.
A edição desta esteve a cargo da Editora Principia e contou com a ajuda da Conferência Episcopal Espanhola que já tinha feito uma primeira compilação. “Esta é a edição mais actualizada das mensagens dos Papas para o dia da Paz porque congrega todas desde 1968 até à última de 2002” afirmou à Ecclesia Henrique Mota, da Pincipia. Uma editora que já tinha colocado no mercado a obra “Direitos do Homem: de João XXIII a João Paulo II”, também ela realizada em colaboração com a Comissão Nacional Justiça e Paz.