Primeiro aniversário dos Arautos do Evangelho
2002-02-20 22:04:11

“Quem são esses jovens, revestidos de tão belo traje, e dos quais nunca ouvimos falar?!” – Esta foi uma pergunta que, nas últimas semanas de Fevereiro de 2001, os habitantes de Roma fizeram surpresos, maravilhados e curiosos.

Roma já viu de tudo. Em quase três milénios de história, pelas suas ruas passaram cortejos de monarcas, marajás e príncipes dos reinos mais diversos, chefes de Estado do Oriente e do Ocidente, religiosos trajando hábitos pomposos ou simples, pobres peregrinos das mais variadas terras e culturas, etc.

Apesar disso, os perspicazes cidadãos de Roma não esconderam o seu espanto quando viram a sua cidade “pontilhada” pelos mais de mil Arautos do Evangelho, a caminhar pelas ruas, rezar nas Igrejas, venerar as incontáveis relíquias, visitar os monumentos, entrar nos restaurantes, utilizar os transportes públicos, revestidos com um hábito inteiramente novo. Aqueles jovens estavam ali para comemorar um passo decisivo na história da sua Associação: a aprovação dos seus estatutos pelo Pontifício Conselho para os Leigos, com o que se estabelecia um vínculo formal e legal com o Santo Padre, o representante de Jesus Cristo na terra.

“O braço do Papa”

Os Arautos do Evangelho resolveram que tal acontecimento devia ser comemorado segundo o seu carisma, com solenidade e beleza. Daí uma série de celebrações na Cidade Eterna, antes e após a ansiada audiência com o Papa João Paulo II.

Assim, tiveram o privilégio de promover uma Missa na própria Basílica de São Pedro. Presidiu-a o Cardeal Jorge Maria Mejía, Arquivista e Bibliotecário da Santa Igreja. Em sua homilia, quis chamar a atenção daqueles jovens ali presentes para a união especial que ficava estabelecida entre os Arautos do Evangelho e o Pontífice Romano.

“Esta associação adquire com a Cadeira de Pedro, com o centro da Igreja Católica, uma relação especial”. Após sublinhar que a nova obra fora considerada “oportuna, importante e actual”, o purpurado concluía que os Arautos do Evangelho se tornavam "o braço do Papa".

O ápice das comemorações deu-se no dia seguinte, 28 de Fevereiro, quando os Arautos do Evangelho receberam uma calorosa acolhida do Sumo Pontífice, momentos que ficaram gravados para sempre nos seus corações.

Missa de acção de graças

Em agradecimento pelo primeiro aniversário da aprovação pontifícia e por todas as graças recebidas durante esse ano, os Arautos do Evangelho convidam todos os seus amigos e colaboradores para uma Missa solene a ser realizada na Sexta-feira, dia 22 de Fevereiro, às 19:30 na Igreja de São João de Deus, em Lisboa. Durante a celebração, serão renovadas as intenções da Associação de levar a Boa Nova a todos os homens, atraindo-os para Cristo, segundo o conselho do Santo Padre: "Sede mensageiros do Evangelho".