paroquias.org
 

Notícias






Santo Sudário atraiu um milhão de visitantes
2000-10-30 13:13:33

Mais de um milhão de pessoas desfilou perante o Santo Sudário de Turim que, segundo a tradição católica, terá envolvido o corpo de Jesus após a crucificação, anunciaram os responsáveis da exposição que hoje terminou, uma semana depois do previsto.

A exposição, inserida no Jubileu do Ano 2000, terminou uma semana depois do previsto por decisão das autoridades eclesiástica, para que os visitantes impedidos de chegar a Turim pelo mau tempo que assolou a região pudessem vê-la.

O santo sudário, guardado na catedral de Turim, esteve exposto ao público desde 12 de Agosto.

Neste último dia, detiveram-se diante da relíquia 17.000 pessoas.

A mortalha, como também é conhecido o santo sudário, é considerada uma das relíquias mais famosas e discutidas da cristandade.

O lençol, de linho, tem 4,39 metros de comprimento e 1,15 metros de largura.

Análises físicas, químicas e informáticas, permitiram detectar que a imagem humana visível no pano não é uma pintura, mas resultado da oxidação e da desidratação superficial de um corpo.

Segundo os cientistas, a mortalha contém traços de sangue humano e vestígios de pólen de plantas características da região de Jerusalém.

As notícias do aparecimento do santo sudário datam de 1353, quando uma tela de linho que terá servido de mortalha a Cristo foi descoberta em Lirey (França), para onde terá sido transportada pelos cruzados que estiveram na Terra Santa.


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia