O destino das renúncias
2002-02-14 22:17:08

As renúncias quaresmais, são neste tempo litúrgico, uma forma de os cristãos se empenharem de uma forma concreta, em projecto em favor dos outros e das necessidades da Igreja.

Em cada ano, os bispos diocesanos decidem o destino a dar ao fruto dessas renúncias. Este ano, a ajuda a Timor Leste é o grande projecto a que quase todas as dioceses aderiram.
No Algarve o fruto das renúncias será para ajudar a atenuar o sofrimento de algumas mães que “conseguem resistir à tentação de se desfazerem do fruto das suas entranhas.
Vamos construir o "Lar da Mãe" em S. Lourenço do Palmeiral, para acolher essas mães com os seus bébés. Não vamos dar uma esmola. Vamos renunciar a algumas coisas supérfluas ou mesmo agradáveis e úteis, mas desnecessárias, para construirmos esse "Lar da Mãe" com o fruto das nossas renúncias”, afirmava D. Manuel Madureira Dias na sua mensagem quaresmal..
Em Angra do Heroísmo, a renúncia pretende ajudar as comunidades das ilhas do Faial e do Pico, que depois do sismo de 1998, têm as suas Igrejas por reconstruir. Certo de que há muitas paróquias, em toda a diocese, que estão em obras, D. António de Sousa Braga, quer, no entanto, “dar uma nova esperança aos irmãos que há tanto tempo se vêem privados dos seus lugares de culto”.
Nas dioceses de Aveiro, Évora , Lamego, Leiria – Fátima, Portalegre – Castelo Branco e no Patriarcado de Lisboa, a partilha quaresmal será para que se construam em Timor Leste, em Díli e Baucau, duas maternidades-escola. O Projecto surgiu no Patriarcado de Lisboa, no âmbito das comemorações jubilares do ano 2000, tendo sido depois apoiado pela Conferência Episcopal Portuguesa. O próprio Papa João Paulo II já contribuiu com um donativo pessoal para este projecto.
Já em Beja e na Guarda, será dada prioridade a dois empreendimentos. Em primeiro lugar, uma proposta do próprio Papa, para ajudar a socorrer as vítimas da guerra, muito especialmente para os refugiados de países em guerra. Num segundo objectivo, estas dioceses associam-se à construção da Maternidade-Escola em Timor Lorosae. A arquidiocese de Braga, também aderiu a este último empreendimento, para além da Construção da Casa Sacerdotal de S. Martinho de Dume.
Mais a norte, na diocese de Bragança-Miranda, o fruto da renúncia reverterá em partes iguais para o projecto da maternidade em Timor e para a conclusão das obras da catedral de Bragança. De regresso às ilhas, na Madeira, a renúncia da quaresma deste ano será aplicada, parte em Timor Lorosae e parte na recuperação da Casa de Retiros do Terreiro da Luta.
Outro destino resolveu seguir a diocese de Setúbal, que está empenhada na ajuda à construção de dois centros sociais e paroquias, um na diocese de Nampula – Moçambique e outro em São Miguel – Cabo – Verde. O terceiro destino da renúncia quaresmal será para a ajuda no Seminário de Benguela, em Angola, de onde a diocese de Setúbal irá receber a colaboração de novos sacerdotes.
A diocese de Viana do Castelo, também opta por três destinos para a sua renúncia. Em primeiro lugar a construção de uma Igreja em Angola, em segundo de uma Maternidade em Timor e por fim a construção da Casa Sacerdotal de Viana. O mesmo exemplo seguiu a diocese de Vila Real, que associando-se ao projecto de Timor, avança também com a ajuda às crianças mutiladas pela Guerra em Angola e a conclusão da Casa do Clero.