paroquias.org
 

Notícias






Dez Mil Bombeiros Comemoram Jubileu em Fátima
2000-10-30 13:07:30

Mais de dez mil bombeiros e seus familiares estiveram ontem em Fátima para comemorar o Jubileu católico numa peregrinação organizada pela Liga de Bombeiros Portugueses. Durante a manhã, perto do recinto do santuário, a animação foi intensa devido à presença de vários carros de bombeiros, na sua maioria veículos de transporte de pessoal

"Não estão cá todos os carros porque as terras têm de estar bem guarnecidas", explicou Cristiano Costa Santos, antigo comandante dos bombeiros de Loures. Mas foram muitos os que quiseram marcar presença numa cerimónia que marcou o final do período de incêndios que, todos os anos, mobiliza a maioria das corporações.

"Durante o Verão, os fogos dão muito que fazer, mas, a partir de agora, o trabalho acalma", disse à agência Lusa Cristiano Costa Santos, considerando que esta peregrinação se insere nos objectivos dos bombeiros. "Queremos salvar vidas e isso enquadra-se bem na doutrina cristã, que é também a doutrina de formação do nosso povo", notou, salientando que a classe dos bombeiros "não é homogénea em todo o país porque os seus elementos também são a emanação da população".

O reconhecimento social é um dos problemas que os bombeiros enfrentam nalguns sítios. Rogério Cruz, motorista auxiliar da corporação da Póvoa de Varzim, considera que o seu trabalho "nem sempre é reconhecido pela sociedade, porque nem toda a gente compreende a nossa situação e quer que os bombeiros apareçam antes do acidente, não fazendo um esforço para perceber o nosso trabalho".

Os estandartes das diversas corporações de voluntários, municipais, sapadores e privativos foram transportados por familiares dos bombeiros, numa procissão que começou na Cruz Alta, perto da entrada no recinto. A celebração eucarística que marcou o fim da cerimónia foi presidida pelo arcebispo D. José Policarpo, patriarca de Lisboa.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia