MJXXI "nasceu" em Fátima
2000-10-30 13:01:25

Movimento, apesar de ser de inspiração cristã, assume-se aberto e plural. Jovens querem ajudar populações carenciadas dos países lusófonos.

A primeira reunião "oficial" do Movimento de Jovens XXI (MJXXI) realizou-se no sábado em Fátima. Cerca de 200 jovens (não foram mais devido à realização de actividades associadas ao ano jubilar), oriundos de várias paróquias do País e dos dois colégios dos missionários claretianos, deram o "pontapé de saída" deste novo movimento de jovens de inspiração cristã, mas aberto e plural, que se propõe desenvolver o espírito de missão, nomeadamente junto das populações carenciadas dos países lusófonos.
Assumindo o testemunho de Santo António Maria Claret (1807-1870), fundador dos missionários claretianos, sobretudo no que respeita à importância dos leigos, os jovens, após analisarem uma passagem do Evangelho de S. Lucas (Novo Testamento) e outro do Livro da Sabedoria (Antigo Testamento), decidiram que é tempo para mudar. Nesse sentido, cada grupo de jovens das paróquias e dos colégios dos claretianos vai designar um representante para integrar a direcção nacional do movimento. Uma das primeiras tarefas do grupo de jovens, como disse ao DN o respectivo orientador espiritual, padre José Maia, será analisar o Código de Conduta, do Instituto Civil de Autodisciplina da Publicidade, para denunciar os "atropelos" das mensagens publicitárias aos valores morais. Em Fátima, também fizeram questão de ressalvar que não se identificam com os participantes do "Big Brother" e garantem que há seguramente formas alternativas de ser jovem.

Fonte DN