Processo de heroicidade vai para Roma
2002-02-13 23:37:07

O processo de auscultação de pessoas para a declaração da heroicidade das virtudes do Pe. Abílio Correia foi encerrado, dia 9 de Fevereiro, no Paço Arquiepiscopal de Braga.

O processo segue agora para Roma, onde a Congregação parta as Causas dos Santos se irá pronunciar sobre o mesmo, declarando, ou não, a heroicidade das virtudes daquele que foi, durante largos anos da primeira metade do século XX, pároco da paróquia de S. Mamede d’Este, na diocese de Braga.
Do conhecimento que tem do processo e dos testemunhos recolhidos, D. Jorge Ortiga frisou, em declarações à Agência ECCLESIA, “a exemplaridade da vida de pároco do Pe. Abílio Correia”. O Arcebispo de Braga reconhece naquele sacerdote, através daqueles testemunhos, “um grande amor ao trabalho pastoral e centralizado na eucaristia como celebração e como adoração”. Uma vida que deixou “marcas ainda hoje visíveis” na paróquia de S. Mamede d’Este, como sejam “o amor à eucaristia e o pedido da população para que o Santíssimo ficasse exposto durante a noite de 9 de Fevereiro”, numa atitude de contemplação e de graças.
Em causa não está ainda, nem a beatificação, nem a canonização do Pe. Abílio Correia. Esses são possíveis futuros passos do processo na Congregação para as Causas dos Santos, para os quais são requeridos, por sua intercessão, acontecimentos cientificamente inexplicáveis.
Um outro diocesano de Braga pode estar já, esse sim, a caminho da beatificação. Trata-se de Alexandrina de Balazar, a cuja intercessão se terá ficado a dever a cura, ainda sem explicação médica, de um caso de doença de Parkinson. O Tribunal Eclesiástico de Braga vai ser constituído para analisar o processo e, se se chegar à conclusão da inexplicabilidade científica, o mesmo será enviado para a Congregação para as Causas dos Santos que o apreciará, ditando, ou não, a beatificação desta diocesana de Braga.