Disponíveis para receber de Deus e disponíveis para partilhar com os outros
2002-02-07 22:42:04

A Quaresma é sempre um tempo que nos ajuda a estar disponíveis para acolhermos os apelos e os dons de Deus e para lhes respondermos com verdade e generosidade.

Em cada Quaresma toma-mos consciência de que Deus não se cansa de nos dar e de nos pedir. Não desiste de que sejamos beneficiários dos seus dons, para que possamos crescer na perfeição e na santidade e ser mediadores da sua providência, e, também, para que cresçamos na fraternidade e nas expressões concretas de amor e de partilha para com os outros.

O grande apelo que Deus nos faz, através da Igreja, é que cada um de nós se converta a Cristo e ao Evangelho e mude a sua vida para melhor. Ele quer celebrar a Páscoa connosco.

E quem é que se pode dizer perfeito ou que não tenha já nada para emendar ou para melhorar, ou que tenha preparada a sua casa para O poder receber?

A verdade é que estaremos sempre inacabados e com possibilidade e necessidade de crescer no bem e na perfeição.

A Quaresma propõe-nos como ajuda neste propósito um maior contacto diário com a Palavra de Deus, uma preocupação de darmos mais tempo à oração, uma ascese purificadora das nossas tendências e paixões negativas, um cuidar da qualidade das nossas relações com os outros. Assim os valores evangélicos se desenvolverão em nós.

Nesta caminhada de conversão, seremos conduzidos pelo Espírito Deus, na medida da verdade que nos possui e da generosidade de que formos capazes. A conversão evangélica é marcada por uma abertura a Deus e à sua vontade, por isso os meios que a ela conduzem e os valores que dimanam não podem deixar de ser espirituais, ou seja, realizados sob a moção do Espírito de Deus. Quanto mais estivermos voltados para Deus, mais o estaremos depois para os outros.

Quem se move na órbita de Deus não pode mais ser escravo do egoísmo ou da indiferença para com o seu semelhante. Por isso sublinho também a disponibilidade para a partilha fraterna, em favor dos que mais necessitam. A nível diocesano, a nossa partilha quaresmal irá juntar-se à de outras dioceses, para que se construam em Timor Leste, em Díli e Baucau, duas maternidades-escola. Foi feito o estudo local das necessidades e por aí se concluiu. Vamos ser generosos.

Mas a disponibilidade para ajudar quem precisa, pode manifestar-se de muitos modos à nossa volta e nas nossas comunidades. Se o nosso olhar estiver atento, o coração estará sensível. Fazer bem aos outros é fazer bem a nós mesmos. Desde o gesto de acolhimento à oferta, não apenas do que nos sobra, mas até do que implica alguma privação pessoal ou familiar, não faltam a um cristão, nem ocasiões nem motivos para a partilha fraterna.

A caminhada quaresmal para a Páscoa, a grande Festa dos cristãos, está marcada, na Igreja Diocesana e neste ano 2002, pela campanha a que todos são convidados. Inspiram-na um desejo manifestado por Jesus Cristo em Quinta-Feira Santa: "É em tua casa que Eu vou celebrar a Páscoa", e pelo pedido, carregado de sentido acolhedor, dos Discípulos de Emaús: "Fica connosco, Senhor!"

Os sentimentos que esta caminhada, devidamente programada, provocar em nós, serão certamente propícios para nos tornarmos mais disponíveis para Deus e para os outros, tal como esta Mensagem Quaresmal preconiza e deseja.

António Marcelino, Bispo de Aveiro