Formar para a eclesialidade
2002-02-06 22:16:38

Que tipo de formação está a ser dada nos Movimentos e que formação é desejável, foram as grandes questões que juntaram os responsáveis dos Movimentos da diocese do Algarve, com o seu bispo, este Domingo.

O objectivo deste encontro, foi o de fazer “uma reflexão conjunta sobre a necessidade dos Movimentos darem formação aos seus membros”.
Segundo D. Manuel Madureira Dias, “cada Movimento vai dando formação orientada para o seu carisma, e nem sempre está preocupado com uma formação mais geral e portanto, mais eclesial. E é isto que se pretende”. Actualmente, os Movimentos “não garantem a formação base” e a diocese do Algarve está preocupada com esta situação. Em declarações à Agência ECCLESIA, o prelado, afirmou que também a diocese “não tem capacidade de responder a todas as solicitações”, estando, no entanto a estudar algumas soluções.
Outro dos problemas abordados neste encontro, foi o da fraca inserção dos Movimentos nas paróquias, devido “à forte independência dos mesmos, salvo raras excepções”. As pessoas que pertencem aos Movimentos, “estão inseridas na paróquia, mas os Movimentos enquanto tal, nem por isso”, afirmou D. Manuel Madureira, para quem este encontro foi particularmente importante, porque lhe permitiu “ver as necessidades da diocese nesta área”.