paroquias.org
 

Notícias






Católica cria Fundação
2002-02-02 19:56:20

A criação de uma Fundação é a resposta da Universidade Católica Portuguesa (UCP) à recusa do Ministério da Ciência e Tecnologia em lhe conceder o financiamento programático para investigação, previsto para quem tenha obtido a qualificação de “Excelente”, no relatório da Fundação da Ciência e Tecnologia, publicado há mais de um ano.

Em causa estão dezenas de milhares de contos, já recebidos por outras instituições que, à semelhança da Unidade de Investigação da UCP, atingiram aquela qualificação.
Recentemente, o Reitor da UCP, Manuel Braga da Cruz, mostrava, à Agência ECCLESIA, “estranheza” com o procedimento do Ministério em causa, denunciando “a continuação da discriminação”.
Reagindo à recusa do Estado em financiar a investigação na Universidade, o Conselho Superior da UCP decidiu-se, dia 18 de Janeiro, pela criação de uma Fundação que “permita a autonomia financeira e a estabilidade; não podemos depender das oscilações do poder político. Por isso, ancoramo-nos à sociedade”, explicou Manuel Braga da Cruz, à Agência ECCLESIA.
A Fundação criará um fundo de 10 anos (ainda que com aplicabilidade financeira imediata), que, no que à investigação diz respeito, cortará o cordão umbilical com o Estado. A UCP está ainda no processo de procura das entidades que “assinem um protocolo de responsabilização para a doação de uma quantia anual”, não existindo, ainda assim, qualquer obrigatoriedade de o fazerem durante os 10 anos do fundo. Segundo Manuel Braga da Cruz, estão a ser contactados Bancos, empresas várias e outras fundações. As respostas definitivas “ainda vão demorar, por implicarem processos de decisão e burocráticos complicados mas a receptividade tem sido boa”, garantiu o Reitor da UCP.
Manuel Braga da Cruz espera ainda que este fundo permita corresponder aos desafios da Área Europeia de Educação, criada pela Declaração de Bolonha (1999). “Para fazer face à mobilidade e evitar riscos de periferização para Portugal, precisamos fazer um grande esforço de qualificação para que sejamos dos melhores da Europa”, sublinhou.
Para Manuel Braga da Cruz, “é urgente alterar o financiamento do ensino superior”. Na sua mensagem pelos 35 anos da UCP (na íntegra on-line na secção Documentos em www.agenciaecclesia.org), salienta que apenas “pela criação de igualdade de condições se conseguirá a liberdade de opção”. Uma meta que está ainda “longe de ser alcançada. Os estudantes e as famílias não são livres de escolher a Universidade que querem; antes se vêem condicionados por uma desigual situação de custos de frequência do ensino estatal e do ensino não estatal”.
Dia 1 de Fevereiro, no Porto, na cerimónia que assinala os 35 anos daquela Universidade (apesar de a data de aniversário ser a 3 de Fevereiro), é oficialmente anunciada a criação da Fundação da UCP.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia