paroquias.org
 

Notícias






Presidente da Comissão Episcopal da Família apela a uma boa política familiar
2002-01-28 22:52:04

Presidente da Comissão Episcopal da Família apela a uma boa política familiar “Estamos a dar cabo dos futuros cidadãos do país”.

O desabafo é de D. António Monteiro, Presidente da Comissão Episcopal da família para quem o poder político “deveria pensar numa boa política familiar”. O apelo foi feito no passado dia 26 de Janeiro quando em Fátima a Comissão Episcopal da Família reuniu com os Secretariados Diocesanos.
“Os responsáveis deste país deveriam pensar mais numa boa estrutura económica e política da família” acrescenta o também Bispo de Viseu que defende medidas de apoio à família para esta poder tomar conta dos filhos. Os pais, defende o Presidente da Comissão Episcopal da Família “ educam melhor do qualquer jardim de infância”.
D. António reconhece que hoje os pais têm mais meios económicos , mas estes não são tudo. “A parte psicológica é tão importante como a económica” acrescenta. “O afecto e a ternura são tão importantes como o pão” afirma D. António em jeito de comparação. E o problema é que “os governos não pensam nisso” . Para D. António as políticas familiares estão a dar cabo da família. Os pais não têm tempo de estar com os filhos e a estrutura económica divida casais. D. António exemplifica o caso de um casal de professores: “às vezes um é colocado em Chaves outro no Algarve”.
Nesta reunião esteve também a celebração dos 20 anos da encíclica Familliarios Consortio. Quer através da preparação de um Simpósio em Outubro quer através de uma peregrinação a Fátima das Famílias. “Queremos fazer uma re-leitura deste documento depois de 20 anos mas aplicá-lo à família como temos hoje”, afirmou o Presidente da Comissão Episcopal da Família.


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia