paroquias.org
 

Notícias






Encontro Matrimonial celebra 20 anos em Portugal
2002-01-28 22:51:25

“Comunicar é a nossa forma de amar” deu título ao fim de semana que assinalou os 20 anos da existência do movimento familiar Encontro Matrimonial.

Um movimento que chegou a Portugal em 1981. Na altura e a pedido do Secretariado Europeu deste movimento um casal e um sacerdote espanhóis deslocaram-se ao Colégio do Amor de Deus, em Cascais, para falar do Encontro Matrimonial.
Passados 20 anos e de 25 a 27 de Janeiro os seus membros reuniram-se no Colégio Salesiano, no Estoril, para assinalar a data.
Baseado em dois sacramentos fundamentais: o sacramento do matrimónio e o sacramento da ordem este movimento engloba casais, religiosos e religiosas. “Este movimento visa o aprofundamento da relação do casal ou do sacerdote com a sua comunidade” afirmou Graciete Alves, um dos membros do casal Coordenador Nacional do Encontro Matrimonial.
Em cada uma das relações quer do casal entre si, quer do casal com os filhos ou com a comunidade, quer do sacerdote com o seu povo está em causa a “dimensão da evangelização” afirmou o padre Ângelo Almeida também um dos responsáveis nacionais por este movimento. Para este sacerdote este movimento tem vindo nestes anos a “ ajudar a melhor a relação entre casais, religiosos e religiosas”.
Durante o fim de semana o tempo foi de partilha e de encontrar novas formas que ajudassem os participantes a melhorar o que está bem na relação e a alterar o que está mal. E foi sobretudo de linguagens que se falou. “Linguagens que podem dar força à nossa relação” afirmou Eduardo Bué Alves, membro do casal Coordenador Nacional deste movimento. São elas a linguagem das palavras de confirmação, do tempo de qualidade, do dar e do receber presentes, dos actos de serviço e do contacto físico, expressões que se podiam ler no programa do encontro. Todas estas linguagens são formas especificas que cada um como casal, como sacerdote e como religiosa encontra para melhorar a relação com o outro. “Tornam uma relação mais intima , mais responsável, mais profunda de acordo com o sacramento a que cada um está vinculado” afirmou Eduardo Bué Alves.

Veja a sua presença na net: http://www.ecclesia.pt/encontromatrimonial/

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia