Igreja Católica contesta novo referendo ao aborto
2002-01-27 14:14:21

O presidente da Comissão Episcopal católica da Família, o bispo D. António Monteiro, afirmou ontem que um novo referendo ao aborto seria um "acto anti-democrático" já que a vontade popular não teria sido respeitada.

Em Fátima, onde preside a uma reunião da Comissão Episcopal da Família com os Secretariados Diocesanos, o bispo afirmou que quem defende um novo referendo "não está a respeitar o povo, que já se pronunciou claramente contra o aborto".

Comentando o regresso do debate sobre a lei do aborto e o julgamento da Maia, D. António salientou que foi "seguida uma lei que existe" e que "foi aprovada pelos portugueses". "Não estamos preocupados, mas aborrecidos com esta discussão, que parece não terminar", lamentou o prelado, considerando que os políticos e comentadores que falam sobre o assunto estão "a promover o aborto". "Ninguém tem o direito de enganar o povo, sejamos honestos e não andemos a enganar as pessoas", apelou, considerando que qualquer revisão da actual lei será uma "coisa indecente".

Fonte Público