Há valores comuns que unem todas as religiões
2002-01-26 15:29:40

"Que Deus faça de nós instrumentos da sua paz." Este foi o desejo manifestado pelos representantes de várias religiões que ontem se reuniram em Lisboa para rezar pela não violência.

Estiveram presentes hindus, islâmicos, judeus, cristãos e budistas, enchendo, juntos, o salão da Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Cada líder leu um texto, uns das escrituras sagradas, outros mais contemporâneos, mas com uma mesma mensagem.

"É urgente que a humanidade se volte para Deus", disseram os hindus. "Possa eu ser um barco para os que têm de atravessar oceanos", continuaram os budistas. "Recebam os montes a Paz e os outeiros a Justiça", proclamaram os judeus. "Bem aventurados os mansos porque possuirão a terra", exclamaram os cristãos. Os muçulmanos rezaram: "A Ti somente adoramos, e a Ti somente pedimos ajuda."

Depois, o cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, lembrou os valores que a todos une: "A sacralidade da vida, o respeito pela dignidade humana, a luta contra a pobreza..." E sendo certa a anuência, disseram em coro: "Os laços de respeito e de solidariedade que entre nós se tecem nos abram hoje os olhos para as raízes últimas da violência, nos fortaleçam nas dificuldades futuras e sejam semente vigorosa de uma paz duradoira para todos."

Este foi o sinal do início de uma nova era, como semente para uma cultura da paz. Os religiosos demonstraram ontem, em comunhão com o que aconteceu em Assis, que na raiz de cada credo existe uma sede de harmonia que é antídoto da violência.

Antes do início deste encontro, os cristãos de diversas igrejas oraram juntos, assinalando a semana de oração pela unidade que todos os anos celebram. Também estes, com cânticos e orações pediram: "Senhor, orienta-nos em cada dia na escolha do bem."

Fonte DN