paroquias.org
 

Notícias






«Jamais se utilizará o nome de Deus para a violência»
2002-01-24 17:04:32

Cerca de 300 representantes das maiores religiões do mundo, vão reunir em Assis, um encontro organizado pelo Papa João Paulo II, que pretende divulgar a paz e que a guerra e a violência não podem ser feitas em nome de Deus.

Desta jornada vai ficar o compromisso de que «jamais se utilizará o nome de Deus para a violência», referiu João Paulo II, ontem, na audiência geral, no Vaticano.

O Papa João Paulo II saiu do Vaticano às 08:30 locais (07:30 em Lisboa), em direcção a Assis e que, pela primeira vez, vai ser feita de comboio. No mesmo comboio, viajavam os representantes das religiões que vão estar presentes na jornada.

Durante a manhã, na Praça Inferior do Convento de S. Francisco, vão ouvir-se nove testemunhos, de diferentes religiões, incluindo um discurso do Papa.

Depois do almoço, vai ser feita uma declaração pela paz em inglês, árabe e italiano.

O regresso a Roma é feito no mesmo comboio e está previsto para as 16:45, depois de breves visitas locais.

Esta é já a terceira vez que João Paulo II organiza uma jornada de oração na cidade dos Franciscanos. A primeira foi em 1986, ainda o mundo estava dividido em dois blocos, para impedir o recomeço da corrida aos armamentos entre os Estados Unidos e a União Soviética. O apelo à paz renovou-se em 1992, perante o conflito nos Balcãs.

O motivo deste terceiro encontro pela paz, foram os atentados de 11 de Setembro e a guerra no Afeganistão.

O Papa João Paulo II mostrou-se esperançado de que a jornada de oração inter-religiosa pela paz contribua para orientar as decisões dos governantes no sentido da justiça e do perdão.

«Espero que esta iniciativa contribua para orientar os ânimos e as decisões para sinceros e firmes propósitos de justiça e perdão, porque, se assim for, teremos contribuído para consolidar as bases de uma paz autêntica e duradoura», sublinhou o Sumo Pontífice.


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia