A importância de viver em comunidade sacerdotal
2002-01-22 21:42:24

É importante que os padres vivam em conjunto, em Equipas ou Unidades Pastorais, partilhando ou não nessa comunidade sacerdotal o trabalho pastoral. Esta é a opinião generalizada dos sacerdotes ordenados há menos de 7 anos, na diocese de Lisboa, que estiveram reunidos, dia 21 de Janeiro, com o seu Bispo, na paróquia de Vila Franca do Rosário.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o Pe. Paulo Franco, também pároco do Milharado, Concelho de Mafra, frisou a importância da vivência conjunta dos sacerdotes, pois “facilita o confronto de ideias, a ajuda mútua, a partilha de experiências”; e isto “mesmo que se tenham trabalhos pastorais diferenciados”, referiu. Neste tema, levantado por D. José Policarpo, “reinou a unanimidade, mesmo entre os padres que já têm a experiência de viver sozinhos”, assegurou o Pe. Paulo Franco.
Este encontro quis ser também um momento de partilha de expectativas, experiências e dificuldades sentidas pelos 21 sacerdotes presentes. Assim, “numa conversa bastante informal”, garantiu o pároco de Vila Franca do Rosário, percebeu-se que “a maior parte dos sacerdotes está a viver uma experiência feliz, proveitosa e importante”. No entanto, os que têm, pela primeira vez, a seu cargo uma paróquia, “sentem alguma dificuldade na sua gestão; mas é uma experiência desafiante”, afirmou o Pe. Paulo Franco.
O dia decorreu com oração e uma recolecção pregada pelo Cardeal Patriarca da parte da manhã, tendo a abordagem dos temas acima referidos ocupado 2 horas da parte da tarde.