paroquias.org
 

Notícias






PROPOSTA DE ORAÇÃO/REFLEXÃO DIÁRIA : Sétimo dia
2002-01-18 12:00:00

Os frutos da nova vida
“Ele é como uma árvore plantada junto a regatos: produz frutos na estação devida” (Sl. 1,3)



Sl 1,3 Ele é como uma árvore plantada junto a regatos: produz frutos na estação devida
Sl 36 [35], 6-10 Pois em ti está a fonte da vida
Mt 13,3-9 Outras caíram na terra boa e produziram fruto
Ef 3,14-21 Enraizados e fundados no amor

Comentário

A imagem da árvore plantada perto de um curso d’água mostra-nos a origem da nova vida e o seu desabrochamento. Uma vida ardente não pode existir sem fontes de vida. As árvores precisam de água e de raízes e o salmo evoca a Torá, a Palavra de Deus, como fonte principal para a vida do povo de Deus.

A Palavra de Deus é como a água fresca, como uma fonte contínua que inspira as Igrejas e a vida dos cristãos. Não é uma palavra morta, mas uma palavra forte e viva que produz frutos. Ela dá confiança, estabilidade e orientação, perseverança e liberdade. Na medida que transforma a nossa vida e as nossas acções, ela é semelhante a uma semente que surge da terra, a uma árvore que floresce e produz frutos.

A Bíblia é um dom que devemos partilhar com os outros. Enquanto cristãos de tradições e culturas diferentes, somos chamados a unir-nos e a aprender, cada vez mais, a escutar o que a Bíblia nos diz hoje. Faremos, então, descobertas surpreendentes e nelas encontraremos inspiração mútua. Quando a comunidade dos crentes escuta a mesma Palavra, os resultados não faltam. A Palavra une-nos e exorta-nos a agirmos juntos no mesmo Espírito. Estaremos mais profundamente enraizados em Cristo e agiremos com mais convicção e objectividade, por exemplo, pelos direitos dos desfavorecidos, pela protecção e dignidade da vida, pela salvaguarda da criação, pela solidariedade com os pobres e pela reconciliação através da não-violência. Deste modo crescem entre nós os frutos da nova vida. Assim, neste mundo dilacerado, seremos um sinal da promessa de que Deus restaura a sua criação.

Oração

Deus, fonte de vida, nós Te agradecemos por Tua palavra vivificante. Faz que ela tenha lugar entre nós e produza bons frutos. Faz com que, partilhando a Bíblia, descubramos que a Tua Palavra é laço de união e fonte de acção comum. Sustenta aqueles que trabalham na tradução e na difusão da Bíblia. Rezamos para que as nossas palavras e acções tornem visíveis as Tuas palavras e as Tuas acções. Dá-nos a força de viver, cada vez mais, conforme a Tua vontade. Ámen.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia