PROPOSTA DE ORAÇÃO/REFLEXÃO DIÁRIA - Terceiro dia
2002-01-18 12:00:00

O amor fiel de Deus
“Dai-nos água para beber” (Ex 17,2)

Ex 17, 1-7 “Dai-nos água para beber”
Sl 36 [35], 6-10 Pois em ti está a fonte da vida
Mc 10,17-31 “O que devo fazer para receber a vida eterna?”
At 17,22-31 Deus não está longe de cada um de nós

Comentário

O povo de Israel empreendeu, cheio de esperança, a viagem para a terra prometida. Mas logo teve de afrontar a prova do deserto – um tempo de crise, de dúvida e de interrogação. O povo perdeu a esperança e bradou contra Moisés: “Por que tu nos fizeste sair do Egipto? Para nos deixar morrer de sede?”. O povo discutiu com Moisés e pôs o Senhor à prova, começando até a ter saudade da escravidão recente. Apesar da ingratidão e da teimosia, Deus conservou constantemente o seu amor. Quando o povo lhe pediu água, ele a fez jorrar do rochedo em abundância. Mostrou, uma vez mais, ser a fonte da vida. O caminho da nossa vida atravessa extensões desérticas onde a angústia e as interrogações podem vencer. “Como devo viver a minha vida?” “Deus está connosco nas dificuldades?” “Deus cuida de nós nas necessidades?” “O que exige de nós o fato de sermos discípulos de Cristo no mundo de hoje?” A tentação de desistir e de voltar atrás é uma realidade. As nossas perguntas são, muitas vezes, impertinentes, mas Deus permanece fiel. “Ele não está longe de cada um de nós”. Mesmo em uma escuridão árida, onde é difícil ser perseverantes, ele vela por nós e nos convida a perseverar, a sermos fiéis, a prosseguir com ele a caminhada.

Nossa caminhada ecumênica, igualmente, conduz nossas Igrejas através do deserto. Surgem dúvidas e perguntas. “O que devemos fazer? Estamos progredindo?” A tentação de voltar atrás, do isolamento, do cativeiro está sempre presente. Mas o nosso Deus está connosco na constância do seu amor e nos pede para deixarmos atrás toda separação, todo pecado e bebermos juntos na fonte da vida.

Oração

Deus, nosso Pai, infunde uma nova coragem ao teu povo em marcha. Tu fazes nascer vida no deserto e jorrar água da rocha. Toma as nossas dúvidas e interrogações e torna-as fecundas. Que nós e as nossas Igrejas possamos nos ajudar mutuamente, pois nós te buscamos e temos sede de ti. Fica connosco, Senhor, e manifesta-nos a tua afectuosa presença quando o caminho é penoso e nós vacilamos. Conduz-nos à unidade que desejaste para o teu povo, por Jesus Cristo teu Filho e nosso Senhor.