JOÃO PAULO II CELEBROU 22 ANOS DE PONTIFICADO
2000-10-17 23:25:13

O Papa João Paulo II celebrou ontem o 22º. aniversário do seu pontificado juntamente com seis mil peregrinos polacos, seus compatriotas, chegados expressamente a Roma para participar no Jubileu das Famílias. À frente da peregrinação, o bispo Stanislaw Stefanek dirigiu, em nome dos católicos polacos, as suas felicitações a João Paulo II, e este agradeceu-lhes, assim como "aos compatriotas na Polónia e em todo o mundo", as orações que acompanharam o seu já longo pontificado de 22 anos.

"Agradeço a todos os que, na nossa pátria ou no estrangeiro, me acompanharam nas suas orações ao longo destes 22 anos. Senti que essas orações constituíram para mim uma grande força, uma dádiva preciosa e um grande apoio", afirmou João Paulo II, de 80 anos de idade feitos a 18 de Maio. Depois da audiência aos peregrinos, João Paulo II celebrou o aniversário com o cardeal Camilo Ruini, seu vigário para a Diocese de Roma, e com seis dos seus colaboradores, que convidou para almoçar no seu apartamento privado. Baptizado Karol Wojtyla, foi arcebispo de Cracóvia e Papa aos 58 anos - o mais jovem do século XX e 264º sucessor de São Pedro. Foi em 16 de Outubro de 1978 que se tornou o primeiro Papa polaco da História e o primeiro não-italiano a ascender ao trono de S. Pedro em 455 anos. O último estrangeiro a ocupar o lugar tinha sido o holandês Adriano VI (1552). João Paulo II só foi, até agora, ultrapassado em longevidade no cargo pelo beato Pio IX (1846-1878), com um pontificado de 31 anos e oito meses; Leão XIII (1878-1903, 25 anos e quatro meses no cargo); Pio VI (1775-1799, 24 anos e meio em funções); e Pio VII (1800-1823, com 23 anos e cinco meses de pontificado). O seu antecessor, João Paulo I, apenas reinou 33 dias, tendo morrido em condições misteriosas. Apesar dos seus problemas de saúde, o Sumo Pontífice já tem, para o próximo ano, uma agenda carregada de celebrações, encontros e previstas viagens à Ucrânia e à Síria (Abril), com escala em Malta, Iraque e Grécia.

Fonte CM